MEIO AMBIENTE

Mutirão de limpeza na praia do Leme leva educação ambiental e conscientização para a população

O Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), em parceria com o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, realizará no próximo dia 26, sábado, a partir das 9h, um mutirão de limpeza na praia do Leme (RJ). A ação conta com voluntários e é aberta a pessoas interessadas a participarem do movimento e ocorrerá no Quiosque Espaço A, no Leme, local já conhecido por suas ações em prol da educação e sustentabilidade.

O Recicla Orla, em parceria com a startup de sustentabilidade Polen, nasceu para transformar uma triste realidade da coleta seletiva no Rio de Janeiro. O projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária em toda a orla, com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade e a importância da educação ambiental, a fim de estimular o descarte correto de resíduos, a economia circular e garantir a reciclagem. Assim, todas as pessoas que passarem pela orla do Rio, hoje, têm uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e colocado de volta no seu ciclo de produção.

“Trata-se de uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Segundo Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população. “A mobilização e a conscientização da sociedade são necessárias para reduzirmos consideravelmente os resíduos nas areias das praias. Acreditamos que é possível realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos que, se destinados corretamente para a reciclagem, têm um alto potencial de se transformar e retornar à sociedade”, explica Mariana.

O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdos, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformou em caixas organizadoras que foram entregues para alunos e professores de escolas públicas. Em 2019, a mesma ação possibilitou que os copos virassem lixeiras.

“Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, complementa Mariana.

Artigos relacionados
EVENTOSMEIO AMBIENTE

Realizada a primeira produção e entrega de SAF 100% brasileiro

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esteve presente na cerimônia de lançamento da primeira produção e entrega de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) pela…
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…
MEIO AMBIENTE

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil ultrapassa 42 mil acessos e impulsiona turismo sustentável

Imagens de algumas das melhores opções para visitantes no país estampam cada página do Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil,…