
A caatinga é um bioma nordestino considerado berçário para milhares de pássaros silvestres que conseguiram sobreviver à implacável caça predatória do ser humano. No início a caça era realizada para conseguir ter alimento do sertanejo, morador do semiárido. Contudo, mesmo com a chegada dos programas sociais e acesso a alimentação e a assistência, a prática criminosa de caçar animais silvestres é realizada por pura maldade de praticar o tiro. Segundo relatos de moradores e ambientalistas, a prática da caça hoje é realizada até por “autoridades”, um crime que em breve teremos mais informações e a identificação desses criminosos para publicarmos. Um dos redutos da caatinga em Alagoas que precisa ser vigiado rigorosamente é o Refúgio Silvestre do Morro do Caraunã no município de Água Branca, onde existe uma comunidade do Tingui, descendentes de holandeses, que fugiram do litoral depois da volta dos portugueses. O Morro do Caraunã é um berçário de pássaros silvestres, mas hoje sofre ainda com a caça criminosa. Entre os anos de 2000 e 2011 se vendia chinelos de couro de jaguatirica e gatos do mato nas feiras livres de Água Branca e Pariconha, além de carne de preá e arribação. Hoje há quem diga que “encomendas” podem ser feitas nos bastidores. Dentro deste contexto de crimes ambientais, destacamos o trabalho realizado pelas equipes de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que tem não só tido uma atitude repressiva, mas também de formação da consciência para preservação ambiental.
Agreste/berçário
Um dos principais lugares para procriação de pássaros silvestre, localizado no Agreste, entre os municípios de Craíbas, Arapiraca, Jaramataia e Igaci, teve um grande impacto com a destruição de milhares de hectares da vegetação caatinga. Não só os pássaros, mas também as abelhas sofrem com esta destruição.
Toinho Pescador foi morar com São Francisco
Um dos maiores defensores do Rio São Francisco, Seu Toinho Pescador, ambientalista por vocação e sensibilidade nos deixou e foi para o outro lado da verdadeira vida. Conheci Seu Toinho há mais de 30 anos, quando precisei fazer uma entrevista sobre a chegada do “Predador do São Francisco”, o tucunaré de origem amazônica. Seu Toninho deu uma aula sobre a cadeira produtiva que existe no Velho Chico. Deixa muitas saudades esse amigo, mas cumpriu sua jornada por aqui.
Porto de Pedras/Piscinão de Ramos
A Praia do Patacho virou um lugar bem parecido com o Piscinão de Ramos no Rio de Janeiro. Botecos, barracas de lanches ambulantes vendendo de tudo e muito mais vem destruindo a imagem da Praia como uma das mais badaladas do turismo de charme. O pior ameaça transformar a tão comentada “Bandeira Azul” em motivo de piada.
Delmiro Gouveia/Meio ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu, esta semana, o superintendente do IBAMA em Alagoas, Kenny Wilson para alinhar ações e parcerias em Delmiro Gouveia. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marco Diniz, junto a equipe de Educação Ambiental traçaram metas de desenvolvimento e plantio para o município.
Delmiro/sustentabilidade
Delmiro Gouveia está sendo exemplo em educação ambiental, nossas escolas municipais têm recebido caravanas, e o cuidado por um município mais sustentável está começando com o apoio do espaço escolar. Nesta semana também, a secretaria apresentou mudanças, nova reformulação interna e procedimentos à equipe de gestão ambiental da FPI sobre responsabilidade do MPE e Semarh.
Piranhas
No próximo dia 30 de novembro, a prefeitura promoverá um grande evento em comemoração ao Dia do Evangélico. O evento “𝗣𝗶𝗿𝗮𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗝𝗲𝘀𝘂𝘀” acontecerá no Pátio da Feira Livre e você já pode conferir a programação: 17h00 – Banda Presença e Glória; 20h30 – Show com Fernandinho; 22h00. Haverá estrutura pronta para as caravanas. Muitas benção para Piranhas.
Olho d’água do Casado
A prefeitura municipal de Olho d’Água do Casado através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa sobre o registro de 04 novos casos da COVID-19 em nosso município. Pedimos a toda a população que retome os cuidados e precauções, para que possamos evitar o surgimento de novos casos da doença.
Pilar
O Natal da Feliz Cidade foi aberto oficialmente no Pilar, com a super árvore na Orla Lagunar, e a chegada do Papai Noel e com o show do grupo parada das luzes. Nem os fortes ventos, que impediram a subida do nosso balão, conseguiram tirar o brilho da abertura da grande programação que preparamos para o Natal.
Pão de Açúcar
Em Pão de Açúcar um dos atrativos turísticos mais tradicionais, o Cristo Redentor, , está ganhando cara nova e as obras estão a todo vapor, graças a toda equipe do Prefeito Jorge Dantas, que vem reconstruindo toda cidade. Com recursos próprios, a prefeitura deu início a reforma completa do nosso cristo. Serão reformados os restaurantes, acesso e entorno. A alegria voltou a Pão de Açúcar.