
O Governo de Alagoas, deu um aporte financeiro de R$ 1 milhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o que possibilitou a inauguração o primeiro dos seis laboratórios de Zootecnia do Campus II, da cidade de Santana do Ipanema. O recurso serviu tanto como apoio para os laboratórios de Microscopia, já em operação, quanto para reestruturação de espaços e compra de equipamentos para os novos laboratórios, contribuindo nas práticas e pesquisas dos alunos e na elevação dos indicadores de qualidade. O laboratório inaugurado conta com 20 microscópios biológicos binoculares e três microscópios de óticas infinitas para pesquisas, projeções e fotografias. A estrutura possibilitará que diversas linhas de pesquisas científicas e publicações na área da Zootecnia sejam fomentadas na microrregião do Médio Sertão de Alagoas, para facilitar o registro e a visualização de células e tecidos vegetais para os estudantes e pesquisadores. As demais ramificações do curso serão contempladas com a edificação e reforma das outras cinco estruturas laboratoriais: Genética e Reprodução Animal, Tecnologia de Alimentos, Parasitologia, Aquicultura, Microbiologia e Nutrição Animal. Para o secretário da Secti, Silvio Bulhões, essa parceria reforça o compromisso do Governo do Estado com a educação e o desenvolvimento do Sertão alagoano. “Esse é mais um passo nosso nas ações de valorização da ciência, fortalecendo a educação, ampliando e reforçando o ecossistema e beneficiando a sociedade alagoana como um todo”, destacou. FONTE
SECOM/ALAGOAS.
Malha aérea
A ampliação da malha aérea com a oferta de novos voos para Alagoas e o fortalecimento da infraestrutura do turismo no Estado é a pauta de uma comitiva que tem à frente o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, e que se reuniu, na última quarta-feira (14), em São Paulo, com dirigentes da empresa GOL Linhas Aéreas.
Piranhas
O prefeito Thiago Freitas abriu os trabalhos da Segundo Edição do projeto Piranhas 150, oferecendo ao povo piranhense um novo plano de metas para o desenvolvimento do município. O Seminário do plano de ação e desenvolvimento, alinhando boas práticas, para as ações futuras da Prefeitura de Piranhas.
Piranhas
A Secretaria Municipal de Educação- SEMED, através da equipe de articuladores do Escola 10, na última terça-feira (13) o “Café Pedagógico”, um momento descontraído de socialização com destaque para as ações do programa Criança Alfabetizada e experiências exitosas do ano de 2022. O evento contou com a participação dos gestores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino.
Previdência social
Propostas para melhorar a questão previdenciária, preocupações com os atrasos no Censo 2022 e a pauta prioritária municipalista no Congresso foram os destaques da última mobilização da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 2022. O encontro reuniu mais de 650 gestores municipais, além de parlamentares federais eleitos, na sede da entidade na última terça-feira, 13 de dezembro.
Piso enfermagem
Ao apresentar as principais propostas de interesse municipalista no Congresso, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou que é essencial encontrar uma verdadeira fonte de financiamento para o piso da enfermagem. Ele alertou que as medidas apontadas pelos parlamentares são temporárias e não fazem frente ao impacto anual, para os Municípios, de cerca de R$ 10,5 bilhões.
Cargos
Além disso, é prioridade para a entidade a promulgação da PEC 122/2015, que proíbe a criação de novos encargos para os Municípios sem previsão orçamentária. “Isso já está na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), mas vamos colocar na Constituição, para vermos se não ficam criando pisos e programa federal subfinanciado”, defendeu Ziulkoski. Já aprovada na Câmara e no Senado, a proposta depende apenas da promulgação do Congresso.
INSS
Entre outras iniciativas, a pauta prioritária da CNM abrange a PEC 14/2022, que reduz a alíquota do INSS para prefeituras, a PEC 139/2022, que cria uma transição gradual para queda de coeficiente no FPM devido ao Censo, o Projeto de Lei (PL) 4.175/2021, com critério para reajuste do piso do magistério, e o PL 22/34/2022, sobre legalização de jogos de azar.
Frente municipalista
Em 2023, a fim de estreitar ainda mais o debate da pauta municipalista com o Congresso, Ziulkoski anunciou que será criada a Frente Parlamentar Mista Municipalista. A ideia é que ocorram reuniões mensais com o movimento municipalista. Aos novos parlamentares presentes na mobilização – e que participaram de encontro promovido pela Confederação, Ziulkoski fez questão de esclarecer que a CNM é uma associação representativa de Municípios e apartidária.
5 mil municípios
Ele pontuou que mais de 5 mil Municípios são filiados e garantem a autonomia da entidade. “Temos independência financeira, não sei de que partidos vocês são, nós somos apartidários, e não somos contra nenhum governo, atuamos na cooperação”, frisou.