BLOG DO MOZART LUNA

Prefeitos desconfiam que queda no repasse do FPM pode ser manobra no final do governo Bolsonaro, já que houve recorde na arrecadação. Censo aponta que maior parte dos municípios mantém coeficiente populacional. São Paulo continua sendo o mais populoso.

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2023 teve uma queda de 4,2% em relação a mesma do ano passado, depois de 29 altas consecutivas. O valor depositado nas contas das prefeituras é de R $5.2 bilhões. A última vez que caiu o FPM foi no segundo decêndio de março de 2022. A queda no repasse ainda não está totalmente explicada, já que o Governo Federal bateu recorde de arrecadação no final do ano passado e as vendas de final de ano foram consideradas muito boas. Já a queda em alguns municípios se deve a redução populacional informada pelo IBGE. As lideranças municipalistas desconfiam de manobras realizadas no final do Governo Federal, para causar preocupação aos prefeitos, devido a derrota sofrida nas eleições, já que geralmente neste período de festas de final de ano os repasses do Fundo são positivos. Mesmo com a queda da primeira parcela do ano, o cenário financeiro para os municípios continua bom, já que durante todo ano de 2022, os repasses do FPM se superaram mês a mês, além dos 3% Extra que foram creditados nas contas das prefeituras. As lideranças municipalistas devem discutir o que realmente ocorreu e esperam que os números sejam corrigidos, já que muitos acreditam em sabotagem nos cálculos para FPM, no final da gestão bolsonarista.

FPM/Queda

Os Municípios brasileiros foram surpreendidos com a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que não considera a Lei Complementar (LC) 165/2019, que congela perdas de coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até a divulgação de novo Censo Demográfico. Sem concluir a contagem populacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entregou a prévia com estimativas ao TCU.

Quotas

O Tribunal publicou a Decisão Normativa TCU 201/2022 que aprova, para o exercício de 2023, os coeficientes a serem utilizados no cálculo das quotas para a distribuição dos recursos previstos no artigo 159, da Constituição Federal, e da Reserva instituída pelo Decreto-Lei 1.881/1981, sem considerar o que dispõe a Lei Complementar 165/2019.

Censo

Depois da divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da previsão da população dos Municípios com base nos dados do Censo Demográfico 2022 o TCU divulgou mudanças nos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o exercício de 2023.

207,7 milhões

De acordo com a previsão, estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes, comparado com a estimativa populacional de 2021, é observado uma queda de 2,61%. O IBGE utilizou um modelo estatístico que usa o resultado prévio do Censo 2022 que estava com 83,9% da população recenseada.

Coeficiente

A estimativa anual tem como objetivo cumprir a lei que determina que o IBGE forneça, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 Municípios do país. Essas informações serão publicadas no Diário Oficial da União e enviadas para o Tribunal de Contas da União (TCU) que usará como parâmetro para o cálculo do coeficiente do FPM de 2023.

São Paulo mais populoso

Observa-se que o Município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,2 milhões de habitantes; seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,6 milhões de habitantes; e por Brasília com 2,9 milhões de habitantes e Salvador, com cerca de 2,6 milhões de habitantes.

Menos populoso

Infere-se do estudo do IBGE que quinze Municípios brasileiros têm população superior a 1 milhão de habitantes, somando a 42,5 milhões de pessoas, ou seja, correspondem a 20,5% da população do Brasil. Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com menor população, 836 habitantes; seguido de Borá (SP), com 877 habitantes; e Anhanguera (GO), com 927 habitantes.

Mesmo coeficientes

Comparando os coeficientes do FPM de 2023 com 2022, a maior parte dos Municípios continuam com o mesmo coeficiente, conforme a Tabela 01, que demonstra um quadro comparativo das quantidades de Municípios que que irão manter o coeficiente do FPM em 2023. São 4.348 que irão manter o coeficiente, valor menor do que o observado em 2022, quando 5.450 Municípios não mudaram de coeficiente do FPM.

Pilar   

Ofertar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), gratuitamente, enquanto ferramenta capaz de transformar vidas. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Pilar criou o programa CNH do Futuro, que reúne quase 1 mil inscritos. O programa assiste moradores de Pilar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiando, assim, pessoas de baixa renda.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Turismo impulsiona economia de Alagoas e é foi o setor que mais contribuiu para crescimento do PIB. Governador Paulo Dantas e secretária Bárbara Braga comemoram excelentes resultados em 2024.

PIB cresce em Alagoas Segundo informações do Governo de Alagoas, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou crescimento de 3,2% e atingiu…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM tem redução de 10%, efeito Black Friday. Rute Nezinho vai disputar eleição para deputada federal e desafiar Luciano Barbosa. Marcos Madeira vai também disputar eleição para deputado em 2026. "Imperador da Pindorama" está de olho na prefeitura de Coruripe. Deo tem a proteção dos senadores Renans. Plano diretor travado em Passo do Camaragibe.

FPM: queda de 10% As prefeituras brasileiras receberam R$ 1.435.776.519,41, de novembro. O valor é 10% menor que a mesma…
BLOG DO MOZART LUNA

CNM alerta para golpes nas prefeituras. Prefeitura de Maragogi faz ordenamento de ambulantes. Prefeito eleito de Maragogi continua sua agenda política. Pão de Açúcar ganha novos postos de saúde. Programação do Circuito Penedo do Cinema com

Prefeituras são vítimas de golpes A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça novamente aos gestores municipais a necessidade de estar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :