O Ministério do Turismo (MTur) participou, ontem, da cerimônia de entrega do Selo Serra Catarinense Sustentável, fruto de uma parceria da Pasta com o Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (CISAMA). Serão certificados cerca de 90 empreendimentos, entre eles pousadas, restaurantes, eco trilhas, caminhadas, fazendas, bares, hotéis, vinícolas e sítios. O evento acontecerá no Mercado Público de Lages (SC) e contará com a participação das autoridades locais.
Grande potencial do turismo nacional, a Serra Catarinense possui um turismo diverso com serviços de lazer, ecoturismo e turismo rural. Mediante ações desenvolvidas pelo Selo, a região estabeleceu de forma integrada às atividades turísticas práticas responsáveis e inclusivas que promovem a cultura da sustentabilidade.
Para obtenção do Selo os estabelecimentos passaram por um processo constituído por quatro fases. Primeiramente foi disponibilizado um formulário com o regulamento para preenchimento, e os estabelecimentos selecionados passaram por uma visita técnica para realizar o diagnóstico e desempenhar estratégias sustentáveis. Em seguida, as empresas realizaram a inscrição das ações de sustentabilidade desenvolvidas em 2022, que foram verificadas pelo Comitê Gestor do Programa.
Após esta verificação da conformidade, os estabelecimentos recebem, agora, o Selo Serra Catarinense Sustentável – Verde, em cerimônia pública.
O projeto prevê a emissão do Selo anualmente, desde que os estabelecimentos estejam alinhados com o desenvolvimento do turismo sustentável. A oportunidade proporciona a geração de novos negócios, inclusão de toda a cadeia do turismo no processo de produção, fortalecimento da autoestima das comunidades social e empresarial, bem como ampliação da diversidade de produtos para atender ao turista.
O SELO SUSTENTÁVEL – Com ações focadas no turismo sustentável, o Selo Turismo Serra Catarinense Sustentável tem o objetivo de desenvolver práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural e econômica, destacando empreendimentos que se comprometam com a sustentabilidade. No programa, os estabelecimentos passam por capacitação e ações de aperfeiçoamento de produtos e serviços turísticos, buscando aumentar a competividade e a sustentabilidade do conjunto de empreendimentos que formam a Serra Catarinense.