BLOG DO MOZART LUNA

Primeira Usina de Biogás de Alagoas comemora um ano na Semana do Meio Ambiente. Coruripe implanta coleta seletiva de resíduos. Penedo cria Procon municipal. Arapiraca anuncia programação junina e a volta do “Cultura na Praça”.

Na semana que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente é necessário lembrar que Alagoas foi o primeiro estado a encerrar todos os lixões nos municípios e de ter a primeira Usina de Produção de Biogás em funcionamento há um ano. A Unidade funciona no município do Pilar, região metropolitana de Maceió, onde também tem também uma moderna Central de Tratamento de Resíduos ( CTR). O empreendimento privado vai gerar energia elétrica por biogás, oriundo do metano, gás produzido no processo de decomposição do lixo. A iniciativa da empresa Alagoas Ambiental entra para história do estado como o primeiro passo para produção de energia limpa e uma demonstração que o lixo produzido pelas cidades pode ser aproveitado. O projeto amplia a atuação do empreendimento, que já transforma o chorume em água limpa e a metralha em material nobre de construção civil.  No município de Pilar, tem capacidade para gerar um megawatt/hora de energia, suficientes para atender a demanda de quatro mil residências. A estimativa da empresa, que conta com apenas um motor gerador em funcionamento, é ampliar a oferta da produção de energia com a instalação de até mais quatro motores. Pela parceria com o Banco do Nordeste, a empresa apostou no FNE Verde, linha do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste destinada a investimentos ambientalmente sustentáveis, para diversificar e modernizar o trabalho. De acordo com Tarcísio Neto, diretor da Alagoas Ambiental, a energia elétrica produzida será lançada na rede de distribuição da Equatorial, permitindo descontos de até 12% na conta de quem utilizar a fonte do biogás. O modelo de comercialização de distribuição de energia compartilhada, funciona como um tipo de consórcio com os clientes de preferência de baixa e média tensão.

Compensação de energia

“Diferente do que ocorre com a energia solar, o usuário não precisa realizar nenhum investimento na aquisição de equipamentos. A energia será gerada na usina do CTR do Pilar e comercializada pelo sistema de compensação na rede da Equatorial. Para essa parte da comercialização, fizemos uma parceria com o Grupo Gera, que tem vasta experiência nessa área”, esclarece.

Coruripe

A Prefeitura de Coruripe e a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), assinaram contrato para a coleta de materiais do município. O ato que aconteceu no Ifal-Campus Coruripe faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente.  A iniciativa também faz parte de uma ação envolvendo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Coruripe e a Secretaria de Meio Ambiente é o que explica a secretária de Meio Ambiente Luana Spotorno. 

Penedo/Procon

A população de Penedo ganha um aliado de peso na defesa dos direitos do consumidor: o Procon. A conquista resulta do trabalho da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas e dos vereadores penedenses que desenvolvem o município. O mais recente avanço para o povo de Penedo foi sancionado pelo gestor na última quinta-feira (02) ao lado de representantes da população no Poder Legislativo Municipal, entre eles o Vereador Denys Reis.

Arapiraca


Do dia 27 de Junho ao dia 2 de Julho, a Prefeitura de Arapiraca preparou uma grande programação junina. Esse ano também teremos os polos “Danado de Bom” e os arraiás comunitários espalhados pela cidade. Arapiraca realiza os Festejos Juninos Raiz, mantendo a originalidade das tradições com forró pé de serra e a gastronomia da época.

Arapiraca/festejos juninos

A Prefeitura de Arapiraca definiu a ordem de apresentações dos arraiás comunitários participantes da 19ª edição do Concurso de Resgate às tradições juninas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Ao todo, 30 comunidades receberam um incentivo financeiro de R$ 6 mil para participar do concurso.

Arapiraca/tradição

De acordo com o secretário da pasta, Wellington de Magalhães, o destaque do concurso em 2023 é a expansão das comunidades no comparativo com o ano passado. “A partir do dia 11, vamos ter muita festa, quadrilhas e comidas típicas em Arapiraca, tanto na zona rural como na zona urbana, mais um ano de incentivo às nossas tradições”, declarou.

Arapiraca/ cultura na praça

A Prefeitura de Arapiraca retornou com o projeto “Cultura na Praça”, uma iniciativa que visa promover eventos culturais ao ar livre para a população no centro da cidade. Após um longo período de pausa, o projeto que agita as segundas-feiras da cidade com o tradicional forró pé de serra volta a acontecer e o evento da retomada será marcado por um emocionante encontro de sanfoneiros, com homenagem ao mestre Miguel Vieira.

Maragogi

A Seinfra de Maragogi atendendo às solicitações da população de Antunes e realizou obras de melhorias naquele distrito.  A equipe realizou um trabalho essencial para a comunidade, que incluiu a colocação de bueiros e a terraplanagem da estrada afetada pelas fortes chuvas no município. O distrito de Antunes, assim como a Praia, vem crescendo sua densidade urbana o que necessita de mais obras de infraestrutura.


Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Ministro da educação elogia gestão de Marcelo Beltrão. Moradores Reclamam da BRK em Maceió e deputado denuncia falta de água em Marechal Deodoro. Tudo pronto para Flipenedo. Delmiro investe em escolas.

Educação é com Marcelo Beltrão O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, esteve em um almoço com o ministro da Educação,…
BLOG DO MOZART LUNA

Gratuidade das informações sobre transações imobiliárias prestadas a cada 60 dias por cartórios aos Municípios. Ação beneficia mulher trabalhadora em Penedo. Prefeito de Maragogi assina convenio com Sebrae.

Informações imobiliárias Após forte mobilização da Confederação Nacional de Municípios, que promoveu reuniões com representantes do Conselho Nacional de Justiça…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito e presidente da AMA cobra Equatorial investimentos em Coruripe. Qualidade da energia fornecida coloca em risco a economia e investimentos hoteleiros. Justiça Federal comerora 20 anos em Arapiraca.

Prefeito cobra Equatorial O prefeito de Coruripe e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, em audiência pública…