
Na semana que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente é necessário lembrar que Alagoas foi o primeiro estado a encerrar todos os lixões nos municípios e de ter a primeira Usina de Produção de Biogás em funcionamento há um ano. A Unidade funciona no município do Pilar, região metropolitana de Maceió, onde também tem também uma moderna Central de Tratamento de Resíduos ( CTR). O empreendimento privado vai gerar energia elétrica por biogás, oriundo do metano, gás produzido no processo de decomposição do lixo. A iniciativa da empresa Alagoas Ambiental entra para história do estado como o primeiro passo para produção de energia limpa e uma demonstração que o lixo produzido pelas cidades pode ser aproveitado. O projeto amplia a atuação do empreendimento, que já transforma o chorume em água limpa e a metralha em material nobre de construção civil. No município de Pilar, tem capacidade para gerar um megawatt/hora de energia, suficientes para atender a demanda de quatro mil residências. A estimativa da empresa, que conta com apenas um motor gerador em funcionamento, é ampliar a oferta da produção de energia com a instalação de até mais quatro motores. Pela parceria com o Banco do Nordeste, a empresa apostou no FNE Verde, linha do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste destinada a investimentos ambientalmente sustentáveis, para diversificar e modernizar o trabalho. De acordo com Tarcísio Neto, diretor da Alagoas Ambiental, a energia elétrica produzida será lançada na rede de distribuição da Equatorial, permitindo descontos de até 12% na conta de quem utilizar a fonte do biogás. O modelo de comercialização de distribuição de energia compartilhada, funciona como um tipo de consórcio com os clientes de preferência de baixa e média tensão.
Compensação de energia
“Diferente do que ocorre com a energia solar, o usuário não precisa realizar nenhum investimento na aquisição de equipamentos. A energia será gerada na usina do CTR do Pilar e comercializada pelo sistema de compensação na rede da Equatorial. Para essa parte da comercialização, fizemos uma parceria com o Grupo Gera, que tem vasta experiência nessa área”, esclarece.
Coruripe
A Prefeitura de Coruripe e a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), assinaram contrato para a coleta de materiais do município. O ato que aconteceu no Ifal-Campus Coruripe faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente. A iniciativa também faz parte de uma ação envolvendo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Coruripe e a Secretaria de Meio Ambiente é o que explica a secretária de Meio Ambiente Luana Spotorno.
Penedo/Procon
A população de Penedo ganha um aliado de peso na defesa dos direitos do consumidor: o Procon. A conquista resulta do trabalho da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas e dos vereadores penedenses que desenvolvem o município. O mais recente avanço para o povo de Penedo foi sancionado pelo gestor na última quinta-feira (02) ao lado de representantes da população no Poder Legislativo Municipal, entre eles o Vereador Denys Reis.
Arapiraca
Do dia 27 de Junho ao dia 2 de Julho, a Prefeitura de Arapiraca preparou uma grande programação junina. Esse ano também teremos os polos “Danado de Bom” e os arraiás comunitários espalhados pela cidade. Arapiraca realiza os Festejos Juninos Raiz, mantendo a originalidade das tradições com forró pé de serra e a gastronomia da época.
Arapiraca/festejos juninos
A Prefeitura de Arapiraca definiu a ordem de apresentações dos arraiás comunitários participantes da 19ª edição do Concurso de Resgate às tradições juninas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Ao todo, 30 comunidades receberam um incentivo financeiro de R$ 6 mil para participar do concurso.
Arapiraca/tradição
De acordo com o secretário da pasta, Wellington de Magalhães, o destaque do concurso em 2023 é a expansão das comunidades no comparativo com o ano passado. “A partir do dia 11, vamos ter muita festa, quadrilhas e comidas típicas em Arapiraca, tanto na zona rural como na zona urbana, mais um ano de incentivo às nossas tradições”, declarou.
Arapiraca/ cultura na praça
A Prefeitura de Arapiraca retornou com o projeto “Cultura na Praça”, uma iniciativa que visa promover eventos culturais ao ar livre para a população no centro da cidade. Após um longo período de pausa, o projeto que agita as segundas-feiras da cidade com o tradicional forró pé de serra volta a acontecer e o evento da retomada será marcado por um emocionante encontro de sanfoneiros, com homenagem ao mestre Miguel Vieira.
Maragogi
A Seinfra de Maragogi atendendo às solicitações da população de Antunes e realizou obras de melhorias naquele distrito. A equipe realizou um trabalho essencial para a comunidade, que incluiu a colocação de bueiros e a terraplanagem da estrada afetada pelas fortes chuvas no município. O distrito de Antunes, assim como a Praia, vem crescendo sua densidade urbana o que necessita de mais obras de infraestrutura.