ALAGOASNotíciasProgramas

Penedo e Rio de Janeiro são selecionadas para representar o Brasil na fase final da seleção da Unesco para a Rede Cidades Criativas

O final de semana começa com uma notícia excelente para Alagoas, especialmente para o município fundamental na história do estado. Penedo foi escolhida para representar o Brasil, na categoria cinema, na seleção final da Unesco para a Rede de Cidades Criativas, .

O avanço foi anunciado pelo Ministério do Turismo (MTur), projeto da gestão Ronaldo Lopes/João Lucas feito em parceria com as instituições Ufal, Iphan, Sebrae, Ifal, Governo de Alagoas, Banco do Nordeste, Fundação Casa do Penedo e Prefeitura de Santos-SP.

Todos os trabalhos da Prefeitura de Penedo foram analisados no comitê formado por técnicos do MTur, do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil, com a participação direta do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores).

O Prefeito Ronaldo Lopes afirma que está confiante em mais essa vitória para o povo de Penedo e de Alagoas, destacando a relevância do processo. “É importante ressaltar que apenas duas cidades são escolhidas por país e somente a cada dois anos. Agora, Penedo está caminhando para a última etapa desse processo, que consiste na validação pela Unesco em Paris, na França”.

Além de Penedo, o outro município selecionado para a fase final de validação na rede mundial de Cidades Criativas da Unesco foi o Rio de Janeiro, este na categoria literatura.

“Essa conquista representará um grande reconhecimento para a história e a cultura de Penedo, trazendo inúmeras oportunidades e projetos em colaboração com a comunidade internacional, especialmente na área da economia criativa”, acrescenta Ronaldo Lopes.

Para o Secretário Municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Galvão, a seleção de Penedo é um grande marco histórico. “Penedo está um passo mais próximo de um dos principais programas das Nações Unidas que fomenta a cultura e a economia criativa”, frisando o acesso ao que há de mais inovador no cinema e nas outras áreas da criatividade.

Jair Galvão também está muito otimista com a inclusão do município na Rede de Cidades Criativas. “A qualidade do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Penedo, com apoio de todas as instituições parceiras nesse trabalho, é excelente e eu tenho certeza que nós vamos passar pelo crivo da Unesco, na França”, afirma o gestor da SETUREC.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também destaca a importância da representatividade brasileira na rede mundial. “O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na rede, com 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país”, ressalta na divulgação do MTur.

Secom PMP 

Artigos relacionados
ALAGOAS

Primeira reunião do Conetur define obrigações institucionais, finalidades e competências

O Conselho Estadual de Turismo de Alagoas (Conetur), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Turismo…
Notícias

Comissão analisará contribuições da sociedade para aprimorar transporte aéreo de pets

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançaram uma comissão multidisciplinar para avaliar as demandas…
ALAGOAS

Pesquisa aponta que patrocínios do Governo a réveillons geram retorno de R$ 300 milhões

Uma pesquisa realizada pela Fundação Universitária de Extensão e Pesquisa (Fundepes) , contratada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur),…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :