Os prefeitos de Piranhas, Tiago Freitas, Ziane Costa de Delmiro Gouveia e Zé da Emater de Olho d’água do Casado participaram hoje pela manhã de uma vídeo conferência com o empresário Giancarlo Prado, da empresa Miriam Capital Resources, para discutir o Projeto para viabilizar a exportação do mel produzido no Sertão de Alagoas.
O evento foi viabilizado pela empresa R A Campos Luna, consultoria de investimento e desenvolvimento econômico, que promoveu a reunião com os gestores e empresários exportadores. Giancarlo Prado expôs o cenário atual do mercado internacional de comercialização de mel, destacando a certificação orgânica como grande agregador de valor para venda.
Segundo, o mercado de venda de mel é grande e está em plena expansão, tendo os Estados Unidos e a China como os grandes compradores. Giancarlo Prado destacou a qualidade do mel produzido no Sertão de Alagoas, uma descoberta feita ano passado, através de análise realizada em laboratório em São Paulo.
Contudo, o mel do Sertão de Alagoas precisa ser certificado para ser comercializado para exportação. O empresário em sua explanação disse que não só o mel, mas todos produtos oriundos das abelhas daquela região é altamente comercial, principalmente para a indústria de cosméticos.
O grupo agendou uma reunião ampla no dia 20 de agosto, com local a ser definido, com a presença dos produtores, empresários e os secretários estaduais de agricultura e também de desenvolvimento econômico e serviços, com o para dar encaminhamento das providências para consolidação do Projeto.
Outra decisão foi que haverá mais uma reunião de trabalho com a Comissão Organizadora, tendo como presidente o prefeito de Olho d’água do Casado, Zé da Emater e o empresário Mozart Luna da empresa R A Campos Luna, como secretário executivo. A próxima reunião de trabalho ocorrerá na próxima semana de forma on-line, com os prefeitos, secretários de agricultura dos municípios e serão convidadas as secretarias estaduais de agricultura, Paula Dantas e de Desenvolvimento Econômico Caroline Balbino para discutir o home list dos critérios exigidos aos produtores que desejem participar do Projeto.