Reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no setor aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esteve presente, entre os dias 11 e 13 de julho, na #ICAOStocktaking 2023, que ocorreu na sede da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal. O evento é preparatório para a 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3), que será realizada em novembro, com o objetivo de estabelecer arcabouço global para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).
Representando o Brasil junto à OACI, a Agência moderou painel sobre novas tecnologias de SAF e participou de duas mesas redondas, compartilhando experiências sobre políticas para promoção desses combustíveis e sobre financiamento para alavancar a produção em nível mundial. Os combustíveis sustentáveis são considerados a opção mais promissora, no futuro próximo, para a descarbonização do setor. O Ministério de Relações Exteriores também esteve presente nos painéis.
Atualmente, não há produção de SAF no Brasil, mas estudos mostram que o país tem capacidade para atender 100% da demanda de combustíveis até 2030. O dado justifica o papel de liderança do Brasil nesse tema.