Os moradores de Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Riacho Doce e Garça Torta e Barro Duro, próximo ao Fórum correm risco com a existências de gases acumulados na montanha de lixo, que está escondido sob uma fina câmara de argila e grama, numa área na subida da ladeira Josefa de Mello, vizinho ao Parque Shopping Maceió. A montanha de lixo, que hoje está sob a camuflagem de um tapete verde, tem aproximadamente 30 metros de altura e 3 milhões de metros cúbicos de resíduos, acumulado durante 36 anos ( 1930-2003). Esse passivo foi gerenciado desde 1967 até 2003 pela Cobel (Companhia Beneficiadora de Lixo) que ficava no acesso ao antigo Lixão na AL 101, próximo a Emater/AL. Anos depois foi gerenciado pela empresa V2 Ambiental e recentemente pela Horizon. Para manter o lugar a Prefeitura de Maceió preparou os taludes estabilizando riscos de desmoronamentos, fez o replantio com grama, vegetação rasteira, sistema de drenagem de chorume, lagoa de tratamento e instalações de 37 drenos de gás, dentre outras melhorias e ações ambientais previstas em lei. Segundo o plano de desativação de 2010, o antigo lixão necessita ser monitorado por 30 anos até que a matéria orgânica depositada não venha gerar mais chorume, emissões de gases combustíveis e riscos de poluição ambiental, principalmente por vazamento de chorume (resíduo líquido altamente poluente formado a partir da decomposição do lixo), já que o risco de emissões de gases poluentes nos mais de 30 drenos existentes é pequena. O maior risco ainda é o vazamento deste líquido.
Maceió/Praias
As praias localizadas entre Cruz das Almas e Jacarecica podem estar contaminadas com o chorume que sangra da minha de lixão camuflada, ao lado do Parque Shopping Maceió e bem pertinho de condôminos de alta padrão e também hotéis. Outra alerta é quanto as praias de Riacho Doce, Garça Torta e Guaxuma podem também estar contaminadas pelo chorume que sangra do Aterro Sanitário de Maceió.
Maceió/licença
A Semurb suspendeu os efeitos das restrições fixadas na Autorização Ambiental Municipal de Operação do Aterro Sanitário de Maceió até que seja realizada a revisão da licença. Foi pedido a revisão da Autorização Ambiental Municipal de Operação, a fim de que sejam adequadas às condicionantes à plena regularidade do recebimento dos resíduos nelas apontados e ainda ampliou a licença de operação para o prazo de vigência de dois anos, superando os 180 dias concedidos anteriormente.
MPF/Inquérito
“O MPF e o MPAL vêm realizando uma série de negociações que estão sendo realizadas para garantir o funcionamento regular da CTRM, especialmente no que se refere ao tratamento e à destinação final do chorume. O ofício expedido também faz parte do inquérito civil (nº 1.11.000.000284/2021-38) que investiga o depósito irregular de resíduos líquidos (chorume/percolado) provenientes da CTRM pela empresa concessionária pública, sem o devido tratamento para o lançamento no Emissário Submarino de Maceió/AL”.
Garantir funcionamento?
O aterro sanitário de Maceió já foi alvo de várias ações de fiscalizações do Instituto do Meio Ambiente ( IMA), órgão capacitado para tal. Das ações resultaram várias notificações de irregularidade quanto ao funcionamento do CTRM, que resultaram em multas e até na recomendação do encerramento das atividades do aterro. Contudo, o que se pode constatar é um enorme esforço para que o problema possa perdurar com graves consequências para o meio ambiente.
Tapera/pavimentação
O governador Paulo Dantas realizou ações no município de São José da Tapera, no sertão alagoano. A primeira delas foi a inauguração da pavimentação em paralelepípedo de 79 ruas, dentro do programa Minha Cidade Linda. Paulo ainda assinou, juntamente com o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e o prefeito do município, Jarbas Ricardo, a ordem de serviço da segunda etapa do programa, para o calçamento de outras 48 ruas.
Tapera/cisternas
Durante o evento, que lotou a praça principal da cidade, o governador e a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, assinaram também o termo de entrega de 322 cisternas construídas na zona rural do município. Três moradoras representaram as famílias beneficiadas. Por fim, Paulo Dantas entregou as chaves de um caminhão compactador de lixo, dentro do programa Fortalece Alagoas.
Carneiros
O governador Paulo Dantas voltou a Carneiros, no sertão alagoano, e entregou mais um pacote de obras estruturantes. Desta vez, foram entregues 8 km de rodovia que ligam a cidade a São José da Tapera, um carro-pipa e um caminhão compactador de lixo. Além disso, houve a assinatura de ordem de serviços para construção de casas populares e revitalização de ruas.
Carneiros/pró estrada
A entrega da rodovia, que faz parte do Programa Pró Estrada, contou com investimentos do tesouro estadual, da ordem de R$ 12,5 milhões. Enquanto o carro-pipa e o caminhão compactador foram entregues através do Fortalece Alagoas.
Delmiro
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) concluiu as atividades de cadastro e georreferenciamento no Assentamento Juá ll, localizado no município de Delmiro Gouveia. O trabalho tem possibilitado o avanço da regularização fundiária em Alagoas, por meio da titulação de imóveis rurais habitados por agricultores familiares em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O trabalho envolve também a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que, após o processo citado, fica incumbida de avaliar a documentação colhida pela autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagr) e dar um parecer referente ao encaminhamento.
Arapiraca
dia do motorista está chegando e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) levou ações de conscientização e educação para o trânsito. O evento ocorreu em parceria com o Sest Senat, em Arapiraca. A ação “De Portas Abertas”, do Sest Senat, também levou atividades de promoção à saúde, com exames ginecológicos e de visão, atendimentos com nutricionista e fisioterapeuta, para os motoristas e a comunidade em geral.



