A Serra Gaúcha se prepara para ser o destino de marcas e profissionais do vinho de várias partes do mundo com a 4ª edição da Wine South America (WSA). A feira de negócios do setor vitivinícola acontece de 12 a 14 de setembro de 2023, em Bento Gonçalves, cidade que é considerada a capital do vinho brasileiro.
Entre as novidades das vinícolas expositoras, figuram o lançamento de atrações voltadas ao enoturismo na Serra Gaúcha.
Marca que vem se destacando na elaboração de vinhos e espumantes pelo mundo afora, a gaúcha Amitié se prepara para inaugurar oficialmente a estrutura da vinícola durante a Wine South America.
Assim, vai aproveitar o período da feira para apresentar ao público o espaço que está sendo construído há mais de dois anos no Vale dos Vinhedos.
Conduzido pela sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, o empreendimento terá espaço de produção, visitação, loja e wine bar.
“Nós vamos aproveitar o momento da feira para fazer a inauguração das instalações em função da presença de compradores e outros profissionais do mundo dos vinhos”, explica Andreia.
“A feira acaba criando esse ambiente de negócios bastante favorável e que combina com a inauguração de um empreendimento como o nosso”, completa.
Ao participar da WSA, os compradores terão a oportunidade de visitar in loco as principais vinícolas do Brasil que estão localizadas na Serra Gaúcha, ampliando assim as chances de realizar negócios e conhecer mais sobre cada marca.
É o caso da Vinícola Arteviva, que abriu recentemente as portas de um varejo exclusivo no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, um dos mais visitados na Serra Gaúcha.
A loja física nasceu com o intuito de estreitar a relação entre a empresa e o consumidor.
“A WSA nos possibilita estabelecer conexões com profissionais do ramo, distribuidores, importadores, sommeliers e demais entusiastas do vinho”, afirma o enólogo e proprietário da vinícola, Giovanni Ferrari.
“É uma satisfação para a Arteviva participar da Wine South America. Para nossa empresa, a feira representa uma oportunidade de apresentar nossa filosofia e valores para um público qualificado, apaixonado por vinhos e com conhecimento aprofundado do setor”, completa.
Lançamento
Os primeiros rótulos de espumantes que levam o selo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, conquista obtida em novembro de 2022, estão começando a chegar ao mercado.
A segunda DO do Brasil para produtos vinícolas certifica a elaboração de espumantes de excelência e será lançada oficialmente durante a WSA.
As vinícolas Aurora, Don Giovanni, Familia Geisse e Valmarino irão apresentar seus produtos com degustações guiadas no espaço da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), permitindo que os compradores sintam no aroma e no paladar a qualidade dos espumantes, além de conhecer mais sobre os critérios da DO Altos de Pinto Bandeira.
O selo conferido para a região exige que os produtores cumpram regras bastante exigentes de controle, passando por normas que vão desde o cultivo das uvas (Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico) até o engarrafamento.
“A Wine South America é o momento ideal para apresentar nossos produtos ao grande público com as novidades e lançamentos de cada vinícola”, comenta Marco Salton, diretor administrativo da Vinícola Valmarino.
“Termos o selo da DO nestes espumantes é fruto de muitos anos de trabalho, reconhecimento que se deve às empresas que apostaram e acreditaram nisso ao elaborar espumantes de alta qualidade e com a identidade da região”, finaliza.
Fotos: Vagão Filmes, Divulgação