BLOG DO MOZART LUNA

Representante dos municípios denuncia erros no censo e pede nova contagem populacional. Buracos na AL 220 colocam vidas em risco. Piranhas bate recorde de ocupação no feriadão. Prefeito de Arapiraca diz que município será o centro de eventos de Alagoas.

Segundo a diretora técnica, Thalyta Alves,os dados podem não refletir os dados da realidade em vários aspectos. A representante da CNM denunciou que o recenseador só recebia o pagamento se aquele setor censitário fosse fechado. Segundo ainda ela, os recenseadores poderiam estar imputando informações para fechar o setor e receber algum valor. A denúncia foi realizada nos debates sobre a situação dos Municípios que perderam recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) após a divulgação dos resultados do censo demográfico pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma audiência pública na última quarta-feira (20) da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a essa finalidade. O tema faz parte da atuação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que tem apoiado o trabalho do colegiado e defende a realização de uma nova contagem populacional até 2025 como forma de levantar dados efetivos e corrigir as distorções decorrentes do levantamento. Representando a entidade na audiência, a diretora técnica, Thalyta Alves, enfatizou que mais de 770 municípios tiveram redução no número de habitantes após o levantamento do censo. Vale lembrar que o porte populacional é utilizado como critério na definição de repasses de recursos aos Municípios, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a maioria dos programas federais. Essas transferências são fundamentais para que as prefeituras possam prestar assistência efetiva à população em várias áreas da gestão local. 


Contagem populacional 

Por conta da situação apresentada pelos gestores que reforçam a necessidade de uma reavaliação dos dados, a Confederação endossa a importância da realização de um novo levantamento populacional pelo IBGE. “O nosso entendimento é de que hoje de fato o censo de 2022 não reflete a realidade dos Municípios. Nós entendemos que uma contagem intermediária em 2025 é fundamental para trazer um dado fidedigno e mostrar a realidade do nosso país”, considerou a diretora técnica da CNM. 

Barra de Sto Antônio

O acesso ao hotel Vila Galé Alagoas, em Barra de Santo Antônio continua sem a rede de iluminação pública. O Governo do Estado havia se comprometido em viabilizar a obra, já que o município alega não ter condições financeiras para isso. A expectativa é que até novembro, início da alta estação de turismo, a rede de iluminação seja realizada.

Maragogi

Em Maragogi o prefeito Sérgio Lira prestigiou o projeto Aprendizagem Profissional em Serviços Hoteleiros do Senac. O município comemorou o crescimento de 140% dos investimentos em hotelaria, fruto do trabalho de marketing e divulgação do destino, ação que atrai não só turistas, mas também investidores.  

Delmiro

As obras de pavimentação do acesso ao Povoado Porto da Barra, em Delmiro Gouveia, retomaram e estão em ritmo acelerado. Serão mais de 5 km pavimentados, gerando mais mobilidade e emprego e renda para os delmirenses. O Porto da Barra tem um grande potencial turístico que deverá ganhar visibilidade quando a obra estiver pronta.

Rodovia AL 220

O deputado Inácio Loiola cobrou a realização urgente de uma operação tapa buracos em todo trecho da AL 220 entre São José da Tapera até Olho d’água do Casado e Delmiro Gouveia. A situação é crítica e praticamente em alguns lugares não existe mais pista.

Piranhas

A cidade de Piranhas bateu recorde de ocupação hoteleira no último feriadão com 98%. Um dos passeios mais vendidos foi o Rota do Cangaço que teve mais de 1.200 turistas. O passeio dos Cânions também continua entre os mais procurados. Os empresários agora sentem a necessidade de mais estabelecimentos de hospedagem.

Cânions do São Francisco

O produto Cânions do São Francisco será oficialmente lançado na ABV Rio no dia 28. Os empresários da região prometem ser a maior comitiva de Alagoas presente ao evento. Outros eventos que a comitiva está se preparando para marcar presença são a Festuris em Gramado e a Bolsa de Turismo de Lisboa.

Arapiraca

As obras do Centro de Convenções de Arapiraca estão a todo vapor. O prefeito Luciano Barbosa está ansioso pela conclusão das obras. Segundo a assessoria do Prefeito, Arapiraca vai se tornar a capital alagoana dos Congresso e Feiras de Agronegócio. O próximo passo será a construção do novo aeroporto.

Arapiraca/shopping

Enquanto cresce o número de casas comerciais no centro de Arapiraca, lojas continuam fechando no Arapiraca Garden Shopping. Sem divulgação o shopping está cada vez mais vazio e os comerciantes desanimados, mesmo com as promessas feitas pelos novos gestores.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Ministro da educação elogia gestão de Marcelo Beltrão. Moradores Reclamam da BRK em Maceió e deputado denuncia falta de água em Marechal Deodoro. Tudo pronto para Flipenedo. Delmiro investe em escolas.

Educação é com Marcelo Beltrão O prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, esteve em um almoço com o ministro da Educação,…
BLOG DO MOZART LUNA

Gratuidade das informações sobre transações imobiliárias prestadas a cada 60 dias por cartórios aos Municípios. Ação beneficia mulher trabalhadora em Penedo. Prefeito de Maragogi assina convenio com Sebrae.

Informações imobiliárias Após forte mobilização da Confederação Nacional de Municípios, que promoveu reuniões com representantes do Conselho Nacional de Justiça…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeito e presidente da AMA cobra Equatorial investimentos em Coruripe. Qualidade da energia fornecida coloca em risco a economia e investimentos hoteleiros. Justiça Federal comerora 20 anos em Arapiraca.

Prefeito cobra Equatorial O prefeito de Coruripe e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, em audiência pública…