
O segundo polo de turismo de Alagoas, Maragogi, sempre sofreu com o problema da falta de água, principalmente durante o período de verão, que é a alta estação de turismo. Além disso, o processo de salinização do lençol freático é um problema que já inviabilizou centenas de poços artesianos que foi aberto. O centro urbano do município tem o sistema de abastecimento de água baseado em uma bateria de poços que sugam a água doce quem vem perdendo espaço para a água salgada do mar no subsolo. Isto se deve a um erro cometido anos atrás em não investir na construção de uma barragem reguladora, que hoje está sendo feita. Contudo, graças ao Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem investido em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todas as regiões de Alagoas. Somente no Litoral Norte, os trabalhos devem beneficiar mais de 90 mil habitantes. E Maragogi é uma das cidades litorâneas beneficiadas com investimentos do Governo, já foram implantados 65 km de rede coletora de esgoto e mais 9 km de linha de recalque. Além disso, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento também estão sendo construídas, garantindo à população um sistema de esgoto eficaz e seguro, proporcionando mais bem-estar e saúde. No tocante às questões de abastecimento de água, já foram implantados quase 14 mil metros de rede de distribuição, e mais de 6 mil metros de adutora de água tratada estão em fase final de implantação. Com esses investimentos, o Governo de Alagoas garante aos maragogienses água de qualidade nas torneiras e a diminuição de doenças transmitidas em decorrência da falta de saneamento. Tudo isso está contribuindo diretamente para o crescimento do turismo local e colocando o estado no ranking dos destinos mais procurados do país.
Barra de Santo Antônio/escuridão
O acesso ao Hotel Vila Galé Alagoas na rodovia AL 101 Norte continua às escuras aguardando o parecer da Procuradoria Geral do Estado, para compra do material e instalação da rede. O serviço era para ser realizado em agosto, mas a burocracia travou o processo e já estamos às vésperas da temporada de turismo e a escuridão continua no acesso ao maior resort de bandeira internacional de Alagoas.
Barra de Santo Antônio/rodovia
As obras de pavimentação asfáltica do trecho urbano da rodovia AL 101 Norte em Barra de Santo Antônio, também estão paradas desde julho, aguardando melhorar o tempo para concluir o acesso ao rio Camaragibe, onde será construída uma ponte para a Rota Ecológica de Milagres.
Porto Calvo/política
A prefeita Eronita Espósito conseguiu criar um grande número de adversários políticos, começando por ex-secretários municipais como Juvenal Veiga, até o vereador Júnior do Ferro Velho. A prefeita, segundo a assessoria, já se julga reeleita e que não precisa de ninguém. Outro fato que ajuda a reeleição de Eronita é a divisão da oposição que não se une.
Porto Calvo/pedrosa
O ex-prefeito David Pedrosa permanece em silêncio, desde que esteve com o governador Paulo Dantas. Já o empresário Neudson Cunha se fortalece nos bastidores juntamente com André Pirauá.
Maragogi
A SEINFRA de Maragogi concluiu a construção da galeria com 32m de extensão para drenagem pluvial em Barra Grande, atingindo 44,8m² de laje na fase final de concretagem. Simultaneamente, efetuou-se o pavimento para otimização do acesso. Vale ressaltar também que a obra foi um pedido por parte da população. Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto significativo para a infraestrutura local.
Pão de Açúcar
A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o IGPS, realizou na última quinta-feira, dia 28, uma ação que contemplará 100 pessoas de baixa renda que necessitam de óculos de grau. A ação inicial foi para que esses pacientes pudessem escolher suas armações e em breve as mesmas serão entregues
Piranhas
Em Piranhas as crianças e Adolescentes, de 0 a 15 anos, devem atualizar a caderneta de vacinação até o dia 14 de outubro.⠀ Os pais e responsáveis devem comparecer com o seu filho (a) na unidade básica de saúde mais próxima da sua casa. É necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) da criança ou do adolescente.⠀
Pilar
No Pilar não tem espaço pra fome. Com o Programa Prato Cheio temos um compromisso diário de levar almoço saudável para as mesas de mais de 800 famílias em Pilar. Investimento e cuidado com as pessoas para garantir a segurança alimentar no município é uma prioridade do prefeito Renato Resende Filho.
Olho d’água do Casado
A equipe de secretariado da Gestão Construindo Uma Nova História, se reuniu com a equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), para debater sobre o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Sertão.
Campanha educativa
Olho d’Água do Casado já vem realizando ações, campanhas educativas, palestras em relação aos cuidados com o Meio Ambiente, nas escolas, ruas e feiras livres, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, e com o apoio do Governo do Estado e das Secretarias municipais trabalhando de forma integrada, teremos mais força para a implantação da coleta Seletiva não só na área urbana, quanto nas áreas rurais.