LEVANTANDO ÂNCORAS

Linhas de cruzeiro dobram em cabines individuais

A decisão da Norwegian Cruise Line neste mês de duplicar o seu número de cabines individuais foi o mais recente reconhecimento da indústria de cruzeiros da crescente força do mercado de viagens individuais.

As empresas de cruzeiros e agências de viagens observaram um aumento nas reservas de viajantes solteiros, levando mais empresas a construir ou designar cabines especificamente para hóspedes que viajam sozinhos.

“A demonstração para viajantes individuais cresceu consideravelmente”, disse Alex Sharpe, CEO da Signature Travel Network. A porcentagem de reservas Signature de viajantes individuais está na casa de um dígito, disse ele.

A tendência reflete a demografia atual: os agregados familiares unipessoais representavam 29% de todos os lares dos EUA em 2022, de acordo com o US Census Bureau. Entretanto, quase metade dos adultos norte-americanos, 46,4%, não são casados, incluindo os viúvos ou divorciados.

As viagens individuais são especialmente populares entre as mulheres e ganharam ainda mais atenção desde a pandemia. As operadoras de turismo relataram um aumento na demanda individual este ano, e as empresas de cruzeiros que vão desde luxo e expedição até marcas contemporâneas se ajustaram à tendência adicionando cabines para solteiros e reduzindo as taxas de suplemento individual.

Quando o novo Crystal estreou neste verão , ele havia adicionado cabines individuais sem um único suplemento ao renovado Crystal Serenity e Crystal Symphony. O Oceania Vista, lançado em maio, introduziu uma categoria de cabine individual com varanda. As empresas de cruzeiros lançadas durante a pandemia, incluindo a linha de expedição Atlas Ocean Voyages e Virgin Voyages, construíram seus primeiros navios de cruzeiro com acomodações individuais.

“É um nicho importante para a nossa marca, já que quase 10% do nosso público é composto por viajantes individuais”, disse John Diorio, vice-presidente de vendas da Virgin Voyages na América do Norte.

As cabines individuais costumam esgotar
A NCL citou um aumento na demanda individual em sua decisão de adicionar mais cabines individuais. Mas a linha há muito reconhece a categoria de viagens individuais. Em 2010, a NCL construiu seu primeiro complexo de “cabines estúdio” que foram projetadas e precificadas para viajantes individuais e incluíam um Studio Lounge para os ocupantes se misturarem. A linha agora possui 642 cabines de estúdio em nove de seus 19 navios.

A partir do próximo ano, a NCL planeja disponibilizar pelo menos 850 cabines internas, com vista para o mar e com varanda para cruzeiros individuais, dependendo da disponibilidade e demanda. No total, a linha terá mais de 1.500 cabines reservadas para viajantes individuais.

“Fizemos isso porque essas cabines são incrivelmente populares entre nossos hóspedes e frequentemente esgotam”, disse John Chernesky, vice-presidente sênior de vendas da NCL na América do Norte. “Com estas novas cabines, estamos oferecendo mais oportunidades para os hóspedes viajarem para outros destinos, como Ásia, África, Austrália e Nova Zelândia, em navios que historicamente não ofereciam cabines individuais”.

A NCL expandirá o acesso ao seu Studio Lounge para os viajantes individuais nas cabines que não fazem parte do complexo Studio e adicionará programação projetada para viajantes individuais.

Chernesky disse que as tarifas para esses quartos serão inferiores ao preço de uma cabine dupla, mas não quis entrar em detalhes sobre os preços.

Nem todas as empresas de cruzeiros estão aumentando sua presença em acomodações individuais. Embora a Royal Caribbean International ofereça 160 cabines desse tipo em uma dúzia de seus navios, ela não tem nenhuma planejada para o Icon of the Seas, um navio de primeira classe que começará a navegar em janeiro.

Cerca de 2% dos hóspedes da linha reservam viagens individuais, sem conexão com outras pessoas ou grupos, disse Vicki Freed, vice-presidente sênior de vendas, suporte comercial e serviços da Royal. Para hóspedes que desejam acomodações individuais, a linha oferece um suplemento de 150% individual que pode ser aplicado em diversas categorias de cabine.

“O cruzeiro é uma comunidade de amigos”, disse Freed, que disse que as viagens individuais são um pouco mais acentuadas nas viagens na Austrália e no Alasca e em cruzeiros curtos. “Eles querem embarcar no navio porque têm amigos, mas agora podem estar viúvos” ou viajar sozinhos por outros motivos, como esperar mais para se casar, disse ela.

Viajantes preocupados com os preços podem recusar
Vários consultores disseram que estão felizes em ver linhas como a NCL oferecerem mais acomodações para viajantes individuais, mas estão preocupados com o custo.

Mandy Goddard, proprietária da Cruise By Mandy em Prosper, Texas, disse que se concentra em viagens em família, mas também reserva viajantes individuais, como professores com orçamento limitado em busca de férias de primavera.

Dependendo da linha, disse ela, os preços das cabines reservadas para viajantes individuais podem oferecer pouco valor em comparação com os preços para ocupação dupla. Isso torna tão importante a capacidade do consultor de decifrar custos e encontrar a melhor opção para os clientes, acrescentou ela.

“Os viajantes individuais ficam felizes por estar em uma cabine de tamanho normal, mas não querem pagar o dobro”, disse Goddard. “Pode ser o seu viajante individual de grande sucesso que ainda quer ter a vantagem [de um quarto maior], mas não precisa doar um rim”.

Artigos relacionados
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC anuncia programação da temporada 25/26 na América do Sul com cinco navios

A MSC Cruzeiros anunciou hoje a programação da sua temporada 25/26 na América do Sul, que contará com cinco navios,…
LEVANTANDO ÂNCORAS

Nova temporada de cruzeiros é aberta em Salvador com rotas para Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso e Abrolhos

Abrindo, oficialmente, a temporada de cruzeiros 24/25 na Bahia, na segunda-feira (4), o Porto de Salvador recebeu o MSC Seaview,…
LEVANTANDO ÂNCORAS

Temporada de cruzeiros 24/25 começa com oferta de 862 mil leitos

Começa nesta segunda-feira (04), a temporada de cruzeiros 24/25 nas águas brasileiras. Serão mais de 170 dias de duração com…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :