Cotidiano

Coruripe-AL recebe programação especial em alusão à Semana Nacional do Livro e Bibliotecas

O município de Coruripe-AL teve, no dia 25, uma programação recheada e especial voltada para o mundo mágico da leitura, conhecimento e aventuras literárias. A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis, promoveu um evento em alusão a Semana Nacional do Livro e Bibliotecas, que aconteceu na Casa de Cultura Coruripense D. Maria Alice Beltrão Siqueira.

As ações visam proporcionar o incentivo à leitura, divulgar o livro e mostrar o papel da biblioteca na sociedade, bem como promover o acesso à informação e à cultura aos alunos da rede municipal, estadual de ensino e população em geral.

Na abertura oficial o professor Édipo Silsant falou sobre a Semana Nacional do Livro e Bibliotecas e tudo aconteceria no dia. “Despertar o gosto pela leitura é um dos objetivos da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca a gestão municipal não mede esforços para que cada vez mais atividades assim não só da literatura, mas atividades artísticas integradas aconteçam para uma construção conjunta em prol de toda a população”, destacou o professor.

Seguindo a programação da manhã aconteceu um momento de Intervenção Teatral: com o grupo de Teatro Trupe, da Escola Municipal Cláudio Daniel Gama Amorim encenando a peça O Magico de Oz conduzido pela professora de história e técnica em teatro Rosângela Beltrão. Depois teve Gincana literária: tema caça livros e Roda de pintura e literária com o tema Monteiro Lobato, história e desenhos.

Os alunos participantes estavam entusiasmados e ansiosos e a cada cena que desenrolava, comentavam baixinho sobre a peça. E no decorrer das atividades do evento ele não deixaram de vibrar em cada momento trabalhado na ação.

“É muito gratificante estar recebendo esses alunos, ver a alegria deles e a criatividade dos nossos professores, dos nossos profissionais e dos funcionários da cultura para fazer roda de conversas, contação de histórias, apresentação teatral, apresentação cultural, roda de pintura. Nosso evento aconteceu na Casa da Cultura, porque nossa Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis, está passando por uma reforma, mas em breve ela estará pronta, e ficará maravilhosa. Vai ter uma sala de cinema, entre outras coisas, vem muita novidade para atender melhor o coruripense”, disse Ricardo Curvello, secretário de Cultura.

A programação se estendeu na parte da tarde com as atividades de contação de história com professora Juvina Alice do projeto Carroça da Leitura, apresentações artísticas do Grupo Dançolê e Grupo Ritdance Hip-hop e exposição e empréstimos de livros.

Sobre a Semana

Decreto – A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto nº 84.631/1980, de 09 de abril de 1980, é uma data comemorativa que visa incentivar a leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso as diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

Artigos relacionados
Cotidiano

Emancipação política de Pilar (AL): ordens de serviço marcam abertura de festividades

Pilar está em festa. E para celebrar os 152 anos de emancipação política da cidade, o prefeito Renato Filho vai…
Cotidiano

Pilar (AL) aumenta matrículas de tempo integral em quase 50%, aponta Censo

A série de investimentos feitos na rede municipal de ensino de Pilar nos últimos anos têm feito a diferença na…
Cotidiano

Barra de Santo Antônio se prepara para receber nova praça em Santa Luzia

Nestes últimos quatro anos, Barra de Santo Antônio tornou-se o ícone de uma transformação verdadeiramente marcante. Desde a distribuição regular…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :