Destaques

Penedo é reconhecida como Cidade Criativa pela UNESCO

O município de Penedo foi anunciado terça (31) pela instituição internacional das nações unidas – UNESCO em lista designada por seu Diretor-Geral Audrey Azoulay junto com 55 novos membros em todo mundo. Como a chegada de Penedo, a rede mundial passa a contar com 350 cidades em mais de 100 países, representando sete áreas criativas: Cinema, Artesanato, Design, Gastronomia, Literatura, Artes Midiáticas e Música.

As cidades agraciadas com selo irão cooperar com os membros da rede para o fortalecimento da cultura e da criatividade como instrumentos do desenvolvimento econômico.

Para o prefeito Ronaldo Lopes, a notícia traz uma visibilidade sem precedentes para Penedo:“Estamos apresentando nossa cidade para o mundo com o que temos de melhor: história, cultura e arte. Este é o reconhecimento da criatividade do Penedense e que estamos transformando na base de nosso desenvolvimento econômico.”

Momento em que o prefeito Ronaldo Lopes oficializou candidatura à rede mundial de Cidades Criativas
Momento em que o prefeito Ronaldo Lopes oficializou candidatura à rede mundial de Cidades Criativas

Ronaldo Lopes afirmou que o selo da Unesco será convertido em oportunidades para projetos culturais, turismo, investimentos e acima de tudo no cinema, gerando emprego e renda à população. “O intercâmbio e a troca de boas práticas com as cidades líderes mundiais na economia criativa, inserem Penedo num grupo extremamente seleto que irá promover o audiovisual na cidade. Após a revitalização do antigo Cine São Francisco, estaremos reabrindo o tradicional e hoje recuperado Cine Penedo no próximo dia 13 de novembro”.

Já o Secretário de Turismo e Economia Criativa de Penedo, Jair Galvão, falou que a conquista se deve ao trabalho integrado da prefeitura como inúmeros parceiros: “A prefeitura de Penedo está a mais de um ano trabalhando junto a instituições-chave que deram suporte a esta candidatura. O Sebrae Alagoas e a UFAL estão entre as de destaque, assim como o consórcio Penedo Criativa e todos os grupos setoriais de Penedo que construíram o dossiê vencedor.”

Para Jair Galvão, Agora, Penedo abre as portas com mais intensidade para o mundo do audiovisual. “O cinema é um setor econômico extremamente potente, teremos um trabalho voltado a capitação de realizadores, demonstrado que Penedo é a locação prefeita para produções. O circuito Penedo de cinema deve ser internacionalizado e seguramente irá fortalecer o projeto da escola de artes e tecnologias criativas de Penedo”.

Ao fazer parte da rede mundial da UNESCO, penedo assume o compromisso de continuar desenvolvendo a economia criativa em todas as outras áreas criativas e a participar ativamente da agenda nacional e internacional do grupo.

A rede mundial de cidades criativas da Unesco

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO é um projeto que a UNESCO lançou, em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

O projeto visa favorecer a mútua cooperação internacional com e entre as cidades-membros comprometidas em investir na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e cultural vibrante.

No edital de candidatura da UNESCO de 2023, apenas Penedo (cinema) e Rio de Janeiro (literatura) entraram na rede mundial pelo Brasil, que hoje passa a contar com hoje 14 cidades em todo o território nacional.

SETUREC/PMP

Artigos relacionados
Destaques

Alagoas participa de roadshow pela América do Sul

O Destino Alagoas participa a partir desta semana do primeiro Roadshow Visit Brasil de 2024 promovido pela Embratur em cinco…
Destaques

Comunidades indígenas no Amazonas oferecem experiência turística única

As experiências imersas na cultura, costumes e história dos povos originários com experiências únicas caracterizam o etnoturismo, crescente segmento do…
Destaques

Ipanema é considerada a segunda melhor praia do mundo

em solo brasileiro que está localizada a segunda melhor praia do mundo. A Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :