BLOG DO MOZART LUNA

Arapiraca realiza Conferência de Segurança Pública. Mudanças no Seguro Educação.

A primeira Conferência Municipal de Segurança Pública de Alagoas, foi realizada em Arapiraca, na última terça-feira (31).  O evento pioneiro que marcou o encerramento das festividades comemorativas do 99º aniversário do município. A conferência reuniu cerca de 200 participantes, com o propósito de estabelecer um diálogo construtivo e enriquecedor sobre a temática. O evento teve a participação de autoridades militares e especialistas em Segurança Pública de todo o país, além de vereadores e representantes da sociedade civil de Arapiraca, entidades como Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Arapiraca), Polícia Penal, Perícia Oficial, Polícia Civil, Defensoria Pública, Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 07-015 -, e secretários municipais de Arapiraca. Além disso, diversas Guardas Civis Municipais de diferentes municípios estiveram presentes, assim como coordenadores e assessorias técnicas das Defesas Civis. As palestras apresentaram conceitos relacionados a cidades inteligentes, monitoramento por inteligência artificial e gestão baseada em inteligência policial voltada para a segurança pública municipal. As palestras foram ministradas por especialistas em segurança, convívio social e ordem pública, incluindo o Coronel Marcus Vinícius de Alagoas e o Coronel Luciano Nunes de Pernambuco, seguidas pela aguardada palestra do Coronel Pericles de Matos, atual Secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Paraná, que compartilhou suas experiências na gestão da segurança pública municipal.

Salário educação

Os critérios de distribuição dos recursos das quotas do salário-educação destinados aos Municípios sofrerão mudanças a partir de 2024. A distribuição que, até 2023, ocorreu proporcionalmente às matrículas da educação básica pública e ao valor da arrecadação do salário-educação realizada no âmbito de cada Estado, passará a considerar a proporção entre as matrículas de cada rede de ensino e o total das matrículas da educação básica pública, aplicada sobre a arrecadação em âmbito nacional.

Mudanças

A mudança foi determinada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido em 2022. A decisão começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024, prazo estipulado para permitir previsibilidade orçamentária aos gestores públicos. 

Sobre a ação

A ADPF 188, proposta por governadores de nove Estados do Nordeste, pleiteou que a distribuição das cotas do salário-educação obedecesse apenas a proporcionalidade do número de alunos matriculados na rede pública de ensino, afastando, portanto, o critério da origem da fonte de arrecadação para a partilha do recurso.

Efeitos

Em junho de 2022, o pedido foi julgado procedente, com efeitos a partir de 2024, apesar das manifestações contrárias da Advocacia-Geral da União (AGU), da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia do Senado Federal.

Perdas e ganhos

Decisão

Com a decisão, perdem recursos os Municípios em Estados com maior produção e arrecadação dessa contribuição social: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os Municípios das demais 21 unidades da Federação são beneficiados.

Censo Escola

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou uma simulação da decisão da ADPF e alerta que, apesar dos valores estarem sujeitos a alterações para mais ou para menos, a depender do resultado do Censo Escolar de 2023 e da efetiva arrecadação no ano de 2024, é importante que os gestores avaliem os possíveis impactos da mudança no salário-educação do seu Município.

Marcha dos prefeitos

Com data definida, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília. O Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do evento, aprovou o calendário e, em breve, a entidade abrirá as inscrições, com ampla divulgação.

Convocação

 Entidade fez a convocação de todos os gestores municipais. Realizada desde 1998, a Marcha é considerada o maior evento político da América Latina em número de autoridades e alcançou número recorde de participantes em 2023, com mais de 10 mil inscritos.

Diálogo

Espaço de diálogo entre as esferas municipal e nacional, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reúne as principais autoridades do país para debater questões federativas, programas de governo, distribuição de receitas, entre outros temas. Presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, além de ministros, estão entre os convidados.

Conquistas

Muitas das principais conquistas do movimento municipalista resultaram de debates encabeçados na Marcha da CNM. Entre elas, a criação de repasses adicionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da taxa de iluminação pública e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e os repasses bilionários da arrecadação com volume excedente da cessão onerosa da Petrobras em áreas não concedidas do pré-sal.

Divulgação

A divulgação da data do evento com antecedência segue ainda a tradição para que todos os gestores locais e interessados possam se planejar para participar. Além da agenda política, a programação da Marcha reúne a oferta de seminários e  atendimentos técnicos com a equipe profissional da CNM e uma Feira de Exposições.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

FPI inicia no agreste e sertão com ações educativas e vai até o dia 30 realizando fiscalização. Prefeitos debater problemática do transporte coletivo urbano em encontro em Brasília.

Transporte urbano Muitas são as dificuldades dos Municípios na implementação de ações nas áreas de Transporte e Mobilidade. Para ajudar…
BLOG DO MOZART LUNA

Turismo impulsiona economia de Alagoas e é foi o setor que mais contribuiu para crescimento do PIB. Governador Paulo Dantas e secretária Bárbara Braga comemoram excelentes resultados em 2024.

PIB cresce em Alagoas Segundo informações do Governo de Alagoas, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou crescimento de 3,2% e atingiu…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM tem redução de 10%, efeito Black Friday. Rute Nezinho vai disputar eleição para deputada federal e desafiar Luciano Barbosa. Marcos Madeira vai também disputar eleição para deputado em 2026. "Imperador da Pindorama" está de olho na prefeitura de Coruripe. Deo tem a proteção dos senadores Renans. Plano diretor travado em Passo do Camaragibe.

FPM: queda de 10% As prefeituras brasileiras receberam R$ 1.435.776.519,41, de novembro. O valor é 10% menor que a mesma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :