BLOG DO MOZART LUNA

Arapiraca realiza Conferência de Segurança Pública. Mudanças no Seguro Educação.

A primeira Conferência Municipal de Segurança Pública de Alagoas, foi realizada em Arapiraca, na última terça-feira (31).  O evento pioneiro que marcou o encerramento das festividades comemorativas do 99º aniversário do município. A conferência reuniu cerca de 200 participantes, com o propósito de estabelecer um diálogo construtivo e enriquecedor sobre a temática. O evento teve a participação de autoridades militares e especialistas em Segurança Pública de todo o país, além de vereadores e representantes da sociedade civil de Arapiraca, entidades como Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Arapiraca), Polícia Penal, Perícia Oficial, Polícia Civil, Defensoria Pública, Exército Brasileiro – Tiro de Guerra 07-015 -, e secretários municipais de Arapiraca. Além disso, diversas Guardas Civis Municipais de diferentes municípios estiveram presentes, assim como coordenadores e assessorias técnicas das Defesas Civis. As palestras apresentaram conceitos relacionados a cidades inteligentes, monitoramento por inteligência artificial e gestão baseada em inteligência policial voltada para a segurança pública municipal. As palestras foram ministradas por especialistas em segurança, convívio social e ordem pública, incluindo o Coronel Marcus Vinícius de Alagoas e o Coronel Luciano Nunes de Pernambuco, seguidas pela aguardada palestra do Coronel Pericles de Matos, atual Secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Paraná, que compartilhou suas experiências na gestão da segurança pública municipal.

Salário educação

Os critérios de distribuição dos recursos das quotas do salário-educação destinados aos Municípios sofrerão mudanças a partir de 2024. A distribuição que, até 2023, ocorreu proporcionalmente às matrículas da educação básica pública e ao valor da arrecadação do salário-educação realizada no âmbito de cada Estado, passará a considerar a proporção entre as matrículas de cada rede de ensino e o total das matrículas da educação básica pública, aplicada sobre a arrecadação em âmbito nacional.

Mudanças

A mudança foi determinada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 188 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido em 2022. A decisão começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024, prazo estipulado para permitir previsibilidade orçamentária aos gestores públicos. 

Sobre a ação

A ADPF 188, proposta por governadores de nove Estados do Nordeste, pleiteou que a distribuição das cotas do salário-educação obedecesse apenas a proporcionalidade do número de alunos matriculados na rede pública de ensino, afastando, portanto, o critério da origem da fonte de arrecadação para a partilha do recurso.

Efeitos

Em junho de 2022, o pedido foi julgado procedente, com efeitos a partir de 2024, apesar das manifestações contrárias da Advocacia-Geral da União (AGU), da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia do Senado Federal.

Perdas e ganhos

Decisão

Com a decisão, perdem recursos os Municípios em Estados com maior produção e arrecadação dessa contribuição social: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os Municípios das demais 21 unidades da Federação são beneficiados.

Censo Escola

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou uma simulação da decisão da ADPF e alerta que, apesar dos valores estarem sujeitos a alterações para mais ou para menos, a depender do resultado do Censo Escolar de 2023 e da efetiva arrecadação no ano de 2024, é importante que os gestores avaliem os possíveis impactos da mudança no salário-educação do seu Município.

Marcha dos prefeitos

Com data definida, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília. O Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do evento, aprovou o calendário e, em breve, a entidade abrirá as inscrições, com ampla divulgação.

Convocação

 Entidade fez a convocação de todos os gestores municipais. Realizada desde 1998, a Marcha é considerada o maior evento político da América Latina em número de autoridades e alcançou número recorde de participantes em 2023, com mais de 10 mil inscritos.

Diálogo

Espaço de diálogo entre as esferas municipal e nacional, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reúne as principais autoridades do país para debater questões federativas, programas de governo, distribuição de receitas, entre outros temas. Presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, além de ministros, estão entre os convidados.

Conquistas

Muitas das principais conquistas do movimento municipalista resultaram de debates encabeçados na Marcha da CNM. Entre elas, a criação de repasses adicionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da taxa de iluminação pública e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e os repasses bilionários da arrecadação com volume excedente da cessão onerosa da Petrobras em áreas não concedidas do pré-sal.

Divulgação

A divulgação da data do evento com antecedência segue ainda a tradição para que todos os gestores locais e interessados possam se planejar para participar. Além da agenda política, a programação da Marcha reúne a oferta de seminários e  atendimentos técnicos com a equipe profissional da CNM e uma Feira de Exposições.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Pão de Açúcar se prepara para comemora 170 de emancipação. Paulo Dantas libera R$ 2 milhões "Minha Cidade Linda" em Taquarana. Dani da Elba deixa legado na agricultura em Maragogi. Pavimenta Coruripe chega ao Poxim. Cristo do Pilar deve ser o maior monumento do Brasil.

Festa de emancipação em Pão de Açúcar A linda cidade de Pão de Açúcar comemora 170 anos de Emancipação Política…
BLOG DO MOZART LUNA

Aberta inscrições para seminário sobre "Futuro e Tendências do Turismo". Arapiraca é cidade pioneira em equipe para saúde mental e prefeito anuncia apoio a paradesporto. Águas do Sertão e Prefeitura de Penedo realizam ação comunitária.

Turismo e tendências O Maceió Convention&Vistors Bureau está promovendo um Simpósio sob o tema “Futuro e Tendências do Turismo”, no…
BLOG DO MOZART LUNA

MDB deve ser fortalecer ainda mais na Câmara de Arapiraca. Deputado Marcelo Vitor organizar oposição em Arapiraca. PDT quer também seu espaço na capital alagoana do Agreste. Luciano Barbosa trabalha nos bastidores para manter domínio político.

Exames oftalmológicos em Penedo O Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS) realizou em parceria com a prefeitura…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :