BLOG DO MOZART LUNA

Segmentos da sociedade se unem na defesa da área do Hotel Jatiuca como Patrimônio do Povo. Área pertencia ao município e foi cedida para fins do turismo e da coletividade. Unesco oficializa Penedo na Rede Mundial de Cidades Criativas. Praia em Maragogi contaminada devido a “descarga”de dejetos. Equatorial alerta sobre golpe.

Um dos ícones do turismo em Alagoas, o Hotel Jatiúca, que era o Hotel Alteza, na década de 70 e 80, quando iniciou suas operações, está para ser demolido, apagando uma das páginas da história de quando começou a atividade do turismo em nosso estado. “Arrancar” de Maceió, o Hotel Jatiúca seria mais uma agressão cometida contra a memória de Maceió também, que já sofreu com a demolição de tantos prédios que marcaram época na capital alagoana como todos os casarões dos bairros de Pajuçara, Farol e Centro. A ganância imobiliária tem destruído muito da beleza arquitetônica de Maceió, que era considerada, desde que Alagoas se separou de Pernambuco como a cidade aristocrática dos senhores de engenhos, que enviava  seus filhos para estudar em Coimbra e foi de lá que trouxeram muito das propostas arquitetônica européia que havia em Maceió, mas que hoje muito pouco ainda resta. O Hotel Jatiúca não é desta época, mas  é um marco da hotelaria e do turismo de Alagoas, que precisa ser preservado, através da intervenção direta da Justiça, do Executivo Estadual ou Municipal e de um posicionamento também do Legislativo, criando rapidamente uma lei para que se preserve o Hotel. O Hotel Jatiúca está para  Alagoas, assim como está para o Rio de Janeiro o Copacabana Palace.

Collor/Hotel Jatiúca

O ex-senador Fernando Collor foi as redes sociais lembrar a importância do Hotel Jatiúca para Maceió e Alagoas. “Às margens da Lagoa da Anta, o Hotel Jatiúca convive em harmonia com o meio ambiente há mais de 40 anos. É um exemplo da conjugação do turismo de alto padrão e um exitoso conceito de sustentabilidade. Querem colocar abaixo o Jatiúca para dar lugar a uma selva de pedras.

Collor/Defesa do Jatiúca

“Em 1979, o terreno onde está o hotel pertencia à prefeitura e eu, como prefeito de Maceió, abri a licitação para construção de um resort de alta qualificação, com um projeto que respeitasse o meio ambiente. O objetivo foi desenvolver a nossa cidade. E assim foi feito! Temos que estar atentos à possibilidade de um retrocesso, que podemos dizer, grotesco. Acredito na fiscalização e firme atuação dos órgãos de controle para evitar essa possibilidade”, disse Collor.

Explicações

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) intimou, a Prefeitura de Maceió, a construtora Record e o Hotel Jatiúca a prestarem esclarecimentos, em um prazo de cinco dias, sobre o empreendimento que será instalado no local onde funcionava o hotel, na região entre as praias de Jatiúca e Cruz das Almas, na orla de Maceió.

Objetivo

O objetivo do IMA é colher todas as informações possíveis no sentido de mensurar os impactos ambientais que podem ser provocados pelo novo empreendimento e adotar todos os procedimentos que cabem ao órgão para garantir a conservação da biodiversidade e a proteção do ecossistema marinho daquela área específica.

Maragogi/crime ambiental

Toda faixa de areia próxima ao local onde ocorreu a descarga de dejetos em Maragogi está contaminada e oferece risco a saúde das pessoas que tomam banho e circulam por lá. A constatação, não precisa de nenhum especialista no assunto, basta ir até lá e ver a cor do solo e o mau cheiro que exala. Será que este crime vai passar em branco? Ninguém vai ser punido?

Equatorial/golpe

Equatorial alerta sobre sites falsos de emissão de conta de luz.Na hora de emitir a segunda via da conta da luz da Equatorial pelo site, os consumidores têm que tomar cuidado.  Sempre digite o endereço www.equatorialenergia.com.br direto no navegador.

Não faça a busca pelos sites de pesquisa. Procure contato apenas com a Assistente Virtual Clara pelo (82) 2126-9200; Central de Atendimento pelo 0800 082 0196; e Agências de Atendimento presencial.

Olho d’água do casado

A Prefeitura de Olho d’água do Caso em Parceria está realizado curso de atendimento ao turista : Local: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Dias: 13 a 21 de Novembro, Horário:13h às 17h

Penedo/Unesco

O Diretor-Geral Adjunto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ernesto Ottone, informou, através de carta ao Prefeito Ronaldo Lopes, sobre a designação oficial da admissão do município na Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria Cinema.

Penedo/internacional

Na carta, o chileno Ernesto Ottone parabeniza a Prefeitura de Penedo pelo trabalho técnico e profissional apresentado no dossiê que foi analisado e aceito pela comissão da UNESCO. Ele também disse que, ao ser admitida na Rede Mundial de Cidades Criativas, Penedo se destaca como um município que tem, na cultura e na criatividade, as bases para o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo.

Arapiraca

Lembrando que vai ocorrer em Arapiraca o Primeiro  Festival Nacional de Repentistas. O evento acontece no dia 16 de novembro, na Praça Higino Vital, bairro Canafístula, e é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Os competidores deste ano incluem uma lista impressionante de repentistas e artistas, que virão de diversos estados nordestinos trazendo na bagagem uma rica vivência na tradição oral.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

SIM é implantado em municípios do Sertão. Vereador Caio Borghetti cobra prestação de contas do Prefeito Vilela de R$ 5 milhões obras em Praia. AL 145 de acesso ao Campus da Ufal no Sertão com buracos. Desmatamento continua na caatinga.

SIM consorciado no Sertão O Consórcio de Resíduos Sólidos do Alto Sertão Alagoano (CRERSSAL), realizou a entrega do “Termo de…
BLOG DO MOZART LUNA

Vale Verde realiza demonstração do desmonte controlado de rocha, para profissionais de comunicação. Alagoas Ambiental é destaque no "Território Sustentável". Pilar e Colônia de Leopoldina ganham novas escolas.

A Mineradora Vale Verde, localizada em Craíbas, Agreste alagoano, realiza um evento com a participação de profissionais de comunicação (jornalistas…
BLOG DO MOZART LUNA

Os bastidores da política em Arapiraca apontam as mulheres na frente e Célia Rocha, como vice de Luciano Barbosa. Acesso a Maravilha totalmente destruído. Município é um destino do turismo cientifico. Empresários do turismo cobram troca da rede elétrica em Barra de Santo Antônio e melhoria na qualidade da energia fornecida.

Mulheres na disputa em Arapiraca Em Arapiraca as mulheres estão protagonizando o processo eleitoral para este ano. Fabiana Pessoa na…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :