BLOG DO MOZART LUNA

Segmentos da sociedade se unem na defesa da área do Hotel Jatiuca como Patrimônio do Povo. Área pertencia ao município e foi cedida para fins do turismo e da coletividade. Unesco oficializa Penedo na Rede Mundial de Cidades Criativas. Praia em Maragogi contaminada devido a “descarga”de dejetos. Equatorial alerta sobre golpe.

Um dos ícones do turismo em Alagoas, o Hotel Jatiúca, que era o Hotel Alteza, na década de 70 e 80, quando iniciou suas operações, está para ser demolido, apagando uma das páginas da história de quando começou a atividade do turismo em nosso estado. “Arrancar” de Maceió, o Hotel Jatiúca seria mais uma agressão cometida contra a memória de Maceió também, que já sofreu com a demolição de tantos prédios que marcaram época na capital alagoana como todos os casarões dos bairros de Pajuçara, Farol e Centro. A ganância imobiliária tem destruído muito da beleza arquitetônica de Maceió, que era considerada, desde que Alagoas se separou de Pernambuco como a cidade aristocrática dos senhores de engenhos, que enviava  seus filhos para estudar em Coimbra e foi de lá que trouxeram muito das propostas arquitetônica européia que havia em Maceió, mas que hoje muito pouco ainda resta. O Hotel Jatiúca não é desta época, mas  é um marco da hotelaria e do turismo de Alagoas, que precisa ser preservado, através da intervenção direta da Justiça, do Executivo Estadual ou Municipal e de um posicionamento também do Legislativo, criando rapidamente uma lei para que se preserve o Hotel. O Hotel Jatiúca está para  Alagoas, assim como está para o Rio de Janeiro o Copacabana Palace.

Collor/Hotel Jatiúca

O ex-senador Fernando Collor foi as redes sociais lembrar a importância do Hotel Jatiúca para Maceió e Alagoas. “Às margens da Lagoa da Anta, o Hotel Jatiúca convive em harmonia com o meio ambiente há mais de 40 anos. É um exemplo da conjugação do turismo de alto padrão e um exitoso conceito de sustentabilidade. Querem colocar abaixo o Jatiúca para dar lugar a uma selva de pedras.

Collor/Defesa do Jatiúca

“Em 1979, o terreno onde está o hotel pertencia à prefeitura e eu, como prefeito de Maceió, abri a licitação para construção de um resort de alta qualificação, com um projeto que respeitasse o meio ambiente. O objetivo foi desenvolver a nossa cidade. E assim foi feito! Temos que estar atentos à possibilidade de um retrocesso, que podemos dizer, grotesco. Acredito na fiscalização e firme atuação dos órgãos de controle para evitar essa possibilidade”, disse Collor.

Explicações

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) intimou, a Prefeitura de Maceió, a construtora Record e o Hotel Jatiúca a prestarem esclarecimentos, em um prazo de cinco dias, sobre o empreendimento que será instalado no local onde funcionava o hotel, na região entre as praias de Jatiúca e Cruz das Almas, na orla de Maceió.

Objetivo

O objetivo do IMA é colher todas as informações possíveis no sentido de mensurar os impactos ambientais que podem ser provocados pelo novo empreendimento e adotar todos os procedimentos que cabem ao órgão para garantir a conservação da biodiversidade e a proteção do ecossistema marinho daquela área específica.

Maragogi/crime ambiental

Toda faixa de areia próxima ao local onde ocorreu a descarga de dejetos em Maragogi está contaminada e oferece risco a saúde das pessoas que tomam banho e circulam por lá. A constatação, não precisa de nenhum especialista no assunto, basta ir até lá e ver a cor do solo e o mau cheiro que exala. Será que este crime vai passar em branco? Ninguém vai ser punido?

Equatorial/golpe

Equatorial alerta sobre sites falsos de emissão de conta de luz.Na hora de emitir a segunda via da conta da luz da Equatorial pelo site, os consumidores têm que tomar cuidado.  Sempre digite o endereço www.equatorialenergia.com.br direto no navegador.

Não faça a busca pelos sites de pesquisa. Procure contato apenas com a Assistente Virtual Clara pelo (82) 2126-9200; Central de Atendimento pelo 0800 082 0196; e Agências de Atendimento presencial.

Olho d’água do casado

A Prefeitura de Olho d’água do Caso em Parceria está realizado curso de atendimento ao turista : Local: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Dias: 13 a 21 de Novembro, Horário:13h às 17h

Penedo/Unesco

O Diretor-Geral Adjunto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Ernesto Ottone, informou, através de carta ao Prefeito Ronaldo Lopes, sobre a designação oficial da admissão do município na Rede Mundial de Cidades Criativas, na categoria Cinema.

Penedo/internacional

Na carta, o chileno Ernesto Ottone parabeniza a Prefeitura de Penedo pelo trabalho técnico e profissional apresentado no dossiê que foi analisado e aceito pela comissão da UNESCO. Ele também disse que, ao ser admitida na Rede Mundial de Cidades Criativas, Penedo se destaca como um município que tem, na cultura e na criatividade, as bases para o desenvolvimento sustentável a curto, médio e longo prazo.

Arapiraca

Lembrando que vai ocorrer em Arapiraca o Primeiro  Festival Nacional de Repentistas. O evento acontece no dia 16 de novembro, na Praça Higino Vital, bairro Canafístula, e é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. Os competidores deste ano incluem uma lista impressionante de repentistas e artistas, que virão de diversos estados nordestinos trazendo na bagagem uma rica vivência na tradição oral.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Arapiraca terá cede da PF e passaportes serão emitidos, além de centro de treinamentos para os Policiais Federais. Obras de urbanização na capital alagoana do Agreste melhoram a qualidade de vida da população.

Arapiraca terá Polícia Federal O prefeito Luciano Barbosa oficializou a doação do terreno para a construção do prédio da Polícia…
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeitura de Penedo realiza operação de acolhimento de pessoas em situação de rua. Piranhas se recupera dos danos das chuvas.

Ação social em Penedo Em uma iniciativa de bastante determinação e foco, a Prefeitura de Penedo, através da Secretaria Municipal…
BLOG DO MOZART LUNA

Alagoas será destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa e destino turísticos se farão presentes

Um dos maiores eventos do turismo da Europa, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) começa amanhã (28) com a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :