Notícias

Painel acompanha entrada turistas internacionais no Brasil

O Portal de Dados da Embratur vai ganhar um novo painel com informações mais abrangentes sobre a entrada de turistas internacionais no país. São números coletados da plataforma ForwardKeys voltados para visitantes que chegam ao Brasil por via aérea. A nova ferramenta disponibiliza levantamentos com filtros por estado, que informam a antecedência de compra de passagens, a motivação das viagens, o tempo de permanência, aeroporto que foi o portão de entrada e número de conexões até o destino final.

A plataforma tem reconhecimento internacional e também fornece informações para instituições como a Organização Mundial do Turismo (OMT), a World Travel & Tourism Council e países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, República Dominicana e Tailândia. Com o painel, a Embratur passa a fornecer informações para que os governos estaduais planejem campanhas mais eficientes de atração de turistas, além de os dados alimentarem o fomento de políticas da própria Agência para promover o Brasil no exterior.

“É papel da Embratur desenvolver e incentivar o uso de inteligência de mercado para que os gestores públicos e privados possam planejar suas ações com mais eficiência. São dados que permitem captarmos tendências e entender melhor nossos gargalos e o comportamento do turista internacional desde a compra, o tempo de permanência, onde ele visitou e o motivo da viagem. Tivemos R$ 24,6 bilhões deixados na economia brasileira pelo turismo internacional de janeiro a setembro deste ano, e esse número crescerá à medida que formos mais competitivos internacionalmente”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Os números disponíveis no novo painel são relativos a 2022 e os primeiros seis meses de 2023. A atualização dos números será semestral e os dados completos deste ano estarão disponíveis no Portal de Dados da Embratur em janeiro de 2024. A Agência também planeja incluir novas variáveis no painel, como a estimativa de participação de mercado nos gastos de turistas em cada estado do país.

Dados do painel
A gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Mariana Aldrigui, lembrou que a gestão elaborada com base de dados “é um dos pilares da Agência”. “Com os novos números, será possível, por exemplo, fazer campanhas e fechar parcerias com trades do turismo para possibilitar que turistas internacionais aumentem o tempo de permanência no Brasil”, explicou Aldrigui.

O coordenador de Informações e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro, vai na mesma linha. “São informações que os estados sonham em ter. Cada localidade tem suas ações de promoção de destinos e, com esses dados, podem melhorar o planejamento e o resultado das campanhas”, avaliou.

Montanheiro usa como exemplo o Ceará. Segundo o novo painel, no primeiro semestre deste ano, 18,38% dos turistas internacionais que viajaram para o estado nordestino compraram a passagem com antecedência de 60 a 89 dias, e apenas 2,87% emitiram os bilhetes faltando quatro dias para o embarque. Além disso, dos turistas que visitaram o estado entre janeiro e junho, 25,32% ficaram de nove a 13 noites. Também são maioria os que voltam para casa após esse prazo: 25,25%. Foi possível saber ainda que 24,53% passaram um total de mais de 22 noites no Brasil, estendendo a viagem para outros destinos. 

“Já em relação às conexões, 34,5% fizeram um voo direto de seus destinos para o estado. E um grupo de 33,15% fizeram uma conexão. Muito provavelmente por Guarulhos (SP) ou Galeão (RJ), que recebem a maioria dos passageiros nesses casos”, apontou o coordenador de Informações. 

O painel também mostra que 63,34% dos turistas internacionais que visitaram o Ceará este ano viajaram para o destino a lazer; outros 19,14% foram se encontrar com familiares e amigos; 11,59% estiveram no estado em viagens de negócios e mais 5,93% viajaram com grupos de excursão.

Artigos relacionados
Notícias

Comissão analisará contribuições da sociedade para aprimorar transporte aéreo de pets

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançaram uma comissão multidisciplinar para avaliar as demandas…
Notícias

Turismo na Bahia cresceu 7,3% no primeiro trimestre

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 7,3%, no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período de…
Notícias

Número de voos em Canoas é ampliado de 49 para 87 frequências semanais

Com vistas a aumentar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :