Para ampliar a promoção dos destinos brasileiros no México, a Embratur retomou, após quatro anos, a parceria com a Expo Mayoristas – um grupo de empresários que representa as agências de viagens mexicanas.
A associação ao grupo tem o objetivo de aumentar, ainda mais, o número de turistas mexicanos em terras brasileiras. Segundo o portal de dados da Embratur, de janeiro a setembro deste ano, o México enviou 52.725 visitantes para o Brasil e está entre os 20 países que mais desfrutaram dos destinos brasileiros em 2023. Em todo o ano de 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o mercado mexicano é estratégico para o Brasil. “Queremos mostrar aos turistas mexicanos que temos muito mais do que sol e praia, que, inclusive, são produtos turísticos comuns entre os dois países. Queremos mostrar que somos diversos em nossos destinos, que também temos natureza e cultura, temos muitos destinos afro – o afroturismo –, que é a nossa pauta prioritária. O turista mexicano quando chega ao Brasil se sente abraçado pela semelhança da nossa língua, das nossas cores, mas percebe que temos muito mais a oferecer”, ressaltou Freixo.
O Brasil no Paraguai
Com o mesmo objetivo, a Embratur também se reaproximou do mercado de turismo paraguaio. O Comitê Descubra Brasil do Paraguai, do qual a Embratur participa, também reativou as atividades, depois de quatro anos, por meio de campanha de mídia em dois grandes centros de compras paraguaios.
Durante todo o mês de novembro, o Shopping Del Sol e o Paseo La Galería, ambos em Assunção, capital do Paraguai, exibirão imagens de destinos brasileiros nos totens digitais internos.
A ação com as mídias out of home (painéis) dentro dos shoppings mais movimentados de Assunção é resultado de uma reunião dos membros do Comitê, formado pela Embratur, operadoras de turismo, agências de viagens e transportadoras, na Embaixada do Brasil na capital paraguaia.