Teve início a 3ª Vindima de Gramado. O evento foi realizado na Praça das Etnias, transformada em Vila do Vinho, reúne visitantes, produtores e moradores da cidade pelos próximos 25 dias, com encerramento previsto para 3 de março. A programação inclui shows musicais e culturais, experiências gastronômicas, degustações, pisa gratuita da uva, além de conteúdo com workshops preparados pelas vinícolas participantes.
A GramadoTur, autarquia municipal responsável pela festa, estima em 200 mil o número de visitantes que circularão pelo espaço. A presidente da entidade, Rosa Helena Volk, ressaltou também a diversidade gastronômica da Vindima de Gramado, que abre um leque para todos os gostos.
A previsão é de que a safra em Gramado tenha entre uma e uma tonelada e meia. O município possui atualmente cerca de 90 hectares de área com cultivo de uvas, gerando uma colheita da safra com média de 1,5 toneladas nos últimos anos. As vinícolas gramadenses produzem anualmente cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva.