Destaques

Rio Grande do Norte conquista três premiações internacionais

O Brasil segue fazendo bonito lá fora e trouxe para casa três importantes títulos de reconhecimento para o turismo nacional. O protagonista desse feito é do Rio Grande do Norte que recebeu as premiações durante a ITB 2024, em Berlim, na Alemanha. O município de Tibau do Sul recebeu a certificação na categoria prata do Green Destination, além de levar o 1º lugar entre os top 100 destinos do prêmio Comunidades Prósperas.

Além das duas premiações, o estado também garantiu a certificação bronze da Green Destination para São Miguel do Gostoso. Atualmente, apenas quatro destinos do Brasil possuem a certificação, sendo um em Pernambuco, um em Santa Catarina e os dois no Rio Grande do Norte.

O case de boas práticas de sustentabilidade veio do projeto “O Sorriso das Ostras”, realizado em Pipa (RN), que levou a melhor na categoria “Comunidades Prósperas”. A iniciativa é da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), pelo cultivo sustentável do produto, na conservação do meio ambiente e na criação da rota das ostras como alternativa de produção associada ao turismo.

“Temos procurado orientar os municípios sobre a agenda 2030 – e trabalhar a sustentabilidade de uma maneira mais ampla e inclusiva, ressaltando a questão do turismo responsável, onde entendemos que o poder público, assim como o privado, tem responsabilidade, da mesma maneira que comunidade e o turista também tem essa responsabilidade. Queremos este perfil de turista chegando no nosso destino”, afirmou Solange Portela, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.

A promoção, a preservação do meio ambiente e o respeito pela cultura local, está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes conscientes. Pensando nisso, o MTur disponibiliza o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, que destaca roteiros, experiências e destinos turísticos de todo o país com boas práticas de sustentabilidade e ações de turismo de base comunitária, onde a população é inserida no processo, estimulando o desenvolvimento local e a geração de renda.

A ação é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a aplicação de recursos públicos em destinos que adotam o turismo como estratégia de investimento e de retorno econômico. As verbas são provenientes do orçamento próprio do órgão e, também, de emendas parlamentares apresentadas à Pasta.

Artigos relacionados
Destaques

Brasil registra aumento na compra de bilhetes aéreos por turistas internacionais para Réveillon, Carnaval e Verão 2026

Ano de recordes para o turismo internacional no Brasil, 2025 chega ao fim com mais de 9 milhões de visitantes…
Destaques

MPor anuncia campanha nos aeroportos contra o feminicídio no Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos iniciou, ontem, 22, a campanha “Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não”, nos aeroportos do…
Destaques

Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destacou a realização do primeiro voo da aeronave elétrica de decolagem e pouso…