Notícias

ANAC divulga boletim do transporte aéreo do primeiro trimestre de 2024

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, referente ao 1º trimestre de 2024. O documento apresenta os resultados dos indicadores relacionados à quantidade de reclamações de usuários dos serviços aéreos e ao desempenho na solução de problemas, além dos principais temas reclamados no trimestre. A redução nas reclamações e o aumento na satisfação dos passageiros indicam avanços significativos no setor aéreo em comparação ao ano anterior.

Primeiro

No período, as empresas aéreas transportaram 28,5 milhões de passageiros e receberam 20.874 reclamações no Consumidor.gov.br. Isso representa 73,28 reclamações a cada 100 mil passageiros, indicando uma redução de 3,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O desempenho na solução de problemas apresentou um índice de 85,76%, um aumento significativo de 6% em relação ao ano anterior. A nota média de satisfação com o atendimento das empresas também melhorou, alcançando 3,62 em uma escala de 1 a 5, representando um aumento de 2,5%.

Entre as maiores empresas nacionais, a Latam foi a empresa com menor índice de reclamações a cada 100 mil passageiros com 62,19, seguida pela Azul com 73,57 e Gol com 78,22. Já entre as maiores empresas estrangeiras, a United Airlines teve o menor índice de reclamações 40,96.

Observa-se que as empresas nacionais apresentam melhores índices de solução e de satisfação. Entre as estrangeiras, destaque para a TAP também nos índices de solução de problemas e de satisfação com o atendimento da empresa.

Os temas mais reclamados pelos consumidores foram “Alteração pela empresa aérea” (22,68%), “Alteração pelo passageiro” (16,20%) e “Reembolso” (15,52%), destacando as áreas em que as empresas precisam melhorar seus serviços e comunicação com os clientes.

Caso tenham algum problema durante a prestação do serviço de transporte aéreo, os passageiros devem, em primeiro lugar, procurar os canais de atendimento ao consumidor da empresa aérea.

Se o problema não for solucionado, os passageiros podem registrar uma reclamação no portal Consumidor.gov.br, que é o canal oficial do Governo Federal que permite, de forma simples e gratuita, a comunicação direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos.

As reclamações registradas são monitoradas em âmbito coletivo pela Agência. A intenção da ANAC é identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos consumidores e, assim, subsidiar a regulação e a fiscalização do setor.

Artigos relacionados
Notícias

Inscrições estão abertas para processo seletivo da Embratur com cargos de níveis médio e superior

As inscrições para o processo seletivo da Embratur já estão abertas. São 40 vagas ofertadas para os cargos de analista…
Notícias

Anac monitora possíveis impactos do apagão cibernético ao transporte aéreo no país

Desde que houve o apagão cibernético global nesta sexta-feira, 19 de julho, a Agência Nacional de aviação Civil (Anac) intensificou…
Notícias

Comissão analisará contribuições da sociedade para aprimorar transporte aéreo de pets

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lançaram uma comissão multidisciplinar para avaliar as demandas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :