Sérgio Lira, liderança nacional
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), assumiu o cargo de tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A cerimônia de posse teve lugar na sede da entidade em Brasília. Sérgio Lira é uma liderança municipalista respeitada em Brasília, que decidiu se afastar da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), que segundo ele teria virada “cabide de emprego”.
Único alagoano
Sérgio Lira é o único alagoano a fazer parte da entidade municipalista de destaque nacional. Além de sua nova responsabilidade na CNM, o líder municipal do Litoral Norte de Alagoas está participando ativamente da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento que se estende de 20 a 23 de maio. Sérgio Lira foi eleito como 2º tesoureiro da CNM em março deste ano e é considerado um dos principais expoentes políticos do círculo do presidente Paulo Ziulkoski.
Encontro com Arthur Lira
Demonstrando seu talento como articulador político, Sérgio Lira aproveitou a oportunidade para fortalecer suas relações políticas na capital federal. Em suas redes sociais, ele compartilhou: “Agenda Maragogi pra Frente! Com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que mais trabalhou por Alagoas e realizou muito em Maragogi. E com o senador Ciro Nogueira, brilhante articulador e chefe da Casa Civil durante a gestão do presidente Bolsonaro!”
Cuscuz, patrimônio alagoana
Em breve, o cuscuz de arroz penedense será transformado em patrimônio. É que tramita na Assembleia Legislativa projeto que classifica o prato típico de Penedo como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. O autor do projeto é o deputado estadual Delegado Leonam, do União Brasil.
Na Carroça
Rodolfo Cavalcante, empresário da A Carroça – empresa que comercializa o prato em Maceió e em Penedo – sempre acreditou no potencial enorme que o cuscuz de arroz carrega e entendeu que a iguaria não poderia ficar escondida e que todos precisavam prová-la e conhecê-la.
Tradição de família
A história do prato atravessa gerações e representa não somente um alimento, mas, também, um símbolo cultural da região do Baixo São Francisco, uma vez que a matéria-prima também é cultivada nos municípios de Igreja Nova, Piaçabuçu e Pão de Açúcar. A chancela não vai só beneficiar Penedo, mas todas as cidades que mantêm essa tradição, cada uma com sua forma peculiar de execução.
Cultura do fumo
O trabalho de campo para a manutenção da área livre do mofo azul da cultura do tabaco foi iniciado em Alagoas. Equipes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) estarão percorrendo municípios da zona fumageira do estado, inspecionando e realizando a coleta de amostras.
Primeira fase
A primeira fase da ação teve início essa semana, onde três equipes técnicas estarão presentes nos 12 municípios que fazem parte da região fumageira. Na oportunidade, serão inspecionadas 10% das propriedades produtoras.De acordo com a Adeal, no trabalho de inspeção também será feita a coleta de amostras de folhas que serão encaminhadas para análise em laboratório credenciado Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Ação vai até amanhã
“Na ação de campo, que segue até sexta-feira, dia 31, da semana subsequente, com mais uma equipe, será feita a inspeção e coleta na fase fenológica da planta, denominada de sementeira. Após a execução da primeira etapa, o trabalho segue nas demais fases de desenvolvimento da planta, baixeiro e folha primeira”, informou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.
Sistema de saúde no Pilar
A Central de Marcação de Exames e Consultas de Pilar é um ambiente pensado para oferecer o melhor atendimento aos pilarenses. Com um sistema informatizado eficiente, 70% da nossa população já sai com a consulta agendada na hora. O sistema agiliza o atendimento e evita filas de espera.