
Mais voos para Alagoas
A Azul Viagens anunciou que Alagoas receberá 30 voos semanais no mês de julho, com o objetivo de atender à crescente demanda dos viajantes, que desejam conhecer os atrativos turísticos do estado. A novidade é que os voos foram anunciados para a baixa temporada. A ação está sendo realizada com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Festival mais sabores
A 18ª edição do Festival Brasil Sabor, da Abrasel, foi aberta oficialmente esta semana. São 25 estabelecimentos alagoanos no festival, apresentando toda variedade da gastronomia e como o setor movimenta e desenvolve o turismo no nosso estado. O evento, que começou na quarta (15), irá até o próximo dia 2 de junho.
+60 turismo
Alagoas esteve mais uma vez presente no Fórum do Turismo 60+, que aconteceu em São Paulo, evento idealizado exclusivamente para trazer a melhor experiência aos turistas da faixa etária, com o objetivo de apoiar e conectar os agentes de viagens, hotéis e prestadores de serviços do segmento.
Mineração criminosa
O parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem no Senado, não poderia ter outro parecer e assim aprovou por unanimidade, o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que pede o indiciamento da mineradora pelo afundamento de cinco bairros de Maceió, o que levou 15 mil famílias a perderem seus lares. Para o relator, a CPI demonstrou que a empresa cometeu o crime de “lavra ambiciosa”, retirando mais sal-gema do que a segurança das minas permitia.
Reserva ambiental no Sertão
O meio ambiente ganha mais um parceiro, dessa vez na cidade de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. O Ministério Público de Alagoas (MPAL), representado pelos promotores de Justiça Lavínia Fragoso, Alberto Fonseca e Kleber Valadares, esteve em visita técnica no Empreendimento Castanho onde tratou da criação de uma unidade de conservação na caatinga.
Formalização
A ação foi acompanhada por equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Instituto Para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) e Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) . A promotora de Justiça Lavínia Fragoso, da Promotoria de Justiça de Recursos Hídricos, falou sobre a formalização do pedido de criação da reserva ecológica do Castanho.
Turismo sustentável
A ideia da RPPN dentro do MONA, serve, segundo os promotores, para reforçar o turismo sustentável na natureza. O promotor de Justiça Alberto Fonseca aproveitou a visita para ressaltar a importância dos proprietários de áreas particulares se envolverem mais no processo de conservação da biodiversidade, ampliando a rede de preservação .
Necessidade de orientação
A criação desta reserva ambiental, contudo, necessita de ordenamento, orientação e acompanhamento, já que o local é frequentado por milhares de turistas, que precisam ser orientados a não tocar nos animais silvestres que frequentam o empreendimento turístico. Com todas as orientações e esclarecimentos recebidos, o proprietário, Eliseu Gomes, do empreendimento Castanho, se dispôs a colocar seu espaço para a formação de Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Prefeito inaugura o que já existia
Sem tem o que apresentar para os eleitores neste ano de eleições, o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, resolveu “reinaugura”, o que os outros prefeitos construíram. Assim foi com Lavanderia Pública Alice Maria da Silva, no bairro Vila Nova. Esta prática foi criada por um outro prefeito do litoral Norte, que inaugura a pavimentação da mesma rua todo ano de eleição, basta fazer a manutenção do pavimento e a festa está pronta.