MEIO AMBIENTE

Mata Atlântica e suas riquezas em biodiversidade

A Mata Atlântica é um dos mais importantes biomas terrestres e uma região rica em biodiversidade. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), estima-se que ela é abrigo de mais de 20 mil espécies de árvores e arbustos (35% das espécies existentes no Brasil), sendo 8 mil delas endêmicas à região. Suas florestas centenárias enchem os olhos e o coração de quem a visita nos vários cantos do país, já que é amplamente encontrada na costa brasileira.

Esse bioma diverso é essencial para a vida urbana, já que fornece serviços ecossistêmicos como produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de, claro, ser palco para patrimônios históricos e raízes culturais.

O ecoturismo ou turismo de natureza tem sido um importante agente de preservação ambiental, promovendo a visitação responsável e sustentável nessas áreas naturais, fornecendo uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente, e gerando benefícios econômicos para as comunidades locais. No dia 27 de maio, quando comemoramos o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Agência de Notícias do Turismo chama a atenção para a contribuição valiosa da atividade turística na preservação deste importante bioma no Brasil.

Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio do Ministério do Turismo, o ecoturismo tem sido responsável por 60% do faturamento do turismo. Ao permitir que os visitantes experimentem a beleza e a diversidade das florestas e de parques naturais de maneira consciente, esse segmento ajuda a sensibilizar as pessoas para a importância da preservação ambiental. Além disso, oferece uma fonte de renda alternativa para as comunidades que vivem nessas áreas, incentivando a conservação desses ecossistemas em vez de sua manipulação ou desmatamento.

COP 30

No próximo ano, o Brasil sediará, na cidade de Belém (PA), a COP 30, um importante evento internacional que vai mobilizar representantes de todo o mundo na discussão de medidas urgentes que ajudem na preservação das riquezas naturais.

Artigos relacionados
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Projeto de eficiência hídrica em Juazeiro do Norte recebe prêmio internacional de sustentabilidade da ACI-LAC

O Aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Aena, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual…
MEIO AMBIENTE

MTur reforça compromisso com o ecoturismo e a gestão sustentável no 3º Congresso Brasileiro de Trilhas

ntre os dias 14 e 17 de novembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo, recebe o 3º Congresso Brasileiro de…
MEIO AMBIENTE

Brasil conquista três categorias de premiação internacional

O Brasil está no tapete vermelho da Wanderlust Travel Awards 2024, conceituada revista de turismo no Reino Unido. O país…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :