MACEIÓ

Mutirão de limpeza retira mais de 100 quilos de lixo da praia de Ponta Verde

Plásticos, vidros, pedaços de metal e embalagens variadas. Estes foram alguns dos itens encontrados no mutirão de limpeza realizado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com a faculdade Uninassau, na praia de Ponta Verde, no último sábado (15).

A atividade, que faz parte do Projeto Praia Limpa, começou às 8h da manhã e decorreu durante o dia. Além dos educadores ambientais da Autarquia, alunos da turma de engenharia da Uninassau também participaram. Com o apoio de alguns garis que trabalham na região, mais de 100 quilos de lixo descartado irregularmente foram coletados na faixa de areia.

“São ações que contribuem com o meio ambiente. Centenas de materiais deixam de interferir no bioma marinho quando recolhemos e descartamos de forma correta. Estamos em um mês de conscientização, então é importante que as pessoas aprendam a fazer o certo. Talvez nós não consigamos salvar o mundo, mas estamos fazendo a nossa parte”, disse a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares. 

Michelle Lott, professora da Uninassau, foi uma das responsáveis por tornar a parceria possível. Ela conta a experiência de participar do mutirão.

“Quanto mais pessoas em ações como essa, de conscientização ambiental, melhor para o meio ambiente. Com mutirões como este, iremos conseguir limpar mais as praias. Foi muito legal a parceria entre Uninassau e Prefeitura para que esta importante ação acontecesse e esse lixo fosse retirado da natureza”, afirmou.

Outro parceiro da ação foi o projeto Adote uma Planta, que trabalha com doação de exemplares ornamentais. A iniciativa aceita doações de plantas por parte de pessoas que não as querem mais e procura novos donos para que continuem sendo bem cuidadas.

A programação da atividade se iniciou com a organização dos voluntários já pré-cadastrados e alongamento. Logo após, foram repassadas orientações aos participantes sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individuais, conhecidos como EPIs e o recolhimento de resíduos. Ao final, todos puderam se deliciar com um café da manhã repleto de frutas.

Os resíduos descartáveis foram destinados às cooperativas parceiras da Prefeitura e, o restante, não aptos à reciclagem, ao Aterro Sanitário de Maceió.

Artigos relacionados
MACEIÓ

São João Massayó realiza ações de sustentabilidade

Assim como Rock in Rio e Lollapalooza, o São João Massayó tem investido em iniciativas sustentáveis com foco no desenvolvimento…
MACEIÓ

São João Massayó terá esquema especial de segurança

De 22 a 28 de junho, o estacionamento de Jaraguá recebe o São João Massayó, realizado pela Prefeitura de Maceió….
MACEIÓ

São João Raiz anima Maceió até o dia 28 de junho

O São João Raiz, evento promovido pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :