MACEIÓ

São João Massayó realiza ações de sustentabilidade

Assim como Rock in Rio e Lollapalooza, o São João Massayó tem investido em iniciativas sustentáveis com foco no desenvolvimento socioambiental. As ações priorizam a coleta seletiva e a captação de alimentos que serão doados para o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Sesc. Além disso, os atendimentos em saúde e de inclusão promovem o bem-estar do público.

Com essas medidas, a Prefeitura de Maceió efetiva práticas sustentáveis que geram valor econômico, social e ambiental para a cidade. O conceito de sustentabilidade integra iniciativas socioambientais, modificando a maneira como devemos agir em relação à natureza e o combate às desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de todos, especialmente as pessoas mais vulneráveis.

A coleta seletiva, encabeçada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), emprega mais de 160 cooperados, gerando renda extra e reduzindo o impacto ambiental da geração de resíduos.

Os alimentos doados pelas pessoas que frequentam os shows serão enviados para o programa Mesa Brasil, que destina os produtos para instituições cadastradas pelo Sesc.

Outra ação realizada com efeitos positivos para o meio ambiente é a redução do dióxido de carbono (CO²), consequência da gratuidade das passagens de ônibus de 15 linhas, concedida pela Prefeitura de Maceió, por meio do DMTT, que circulam até o polo Jaraguá, diminuindo o número de carros nas ruas e como consequência, a emissão de gases.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destacou como ações voltadas para a sociedade e o meio ambiente auxiliam na conquista de uma vida com sustentabilidade. “Sabemos que estamos no caminho certo para a construção de um mundo melhor e mais sustentável. Estas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió reiteram o compromisso em cuidar do âmbito social, mas também do ambiental. Nessa parte, estamos atuando em comum com grandes eventos internacionais. Fazemos tudo isto porque acreditamos que é nossa responsabilidade como poder público”, ressaltou.

Outras ações sustentáveis beneficiam a saúde dos maceioenses e visitantes que estão curtindo o São João Massayó. A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo serviços com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos administrativos e duas ambulâncias para a transferência de pacientes para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.

No posto de saúde montado no polo Jaraguá há atendimentos de urgência e emergência, medicação para estabilização, curativos, aferição de sinais vitais e da glicose. Além disso, estão sendo realizadas atividades educativas sobre prevenção e cuidados com a saúde e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Atitudes sustentáveis também englobam ações inclusivas. É por isso, que a Prefeitura de Maceió mantém o compromisso com a inclusão de diferentes públicos nos festejos juninos da capital alagoana, com a tradução dos shows em Libras, a partir do trabalho dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, que se revezam no palco do São João Massayó.

O maior São João do litoral do Brasil ainda disponibiliza uma série de outros recursos que tornam os festejos acessíveis ao público PCD, como equipes de apoio com profissionais capacitados, camarote exclusivo, sinalização facilitadora e fones redutores de ruído.

Este ano, numa ação pioneira da Prefeitura de Maceió, a sala sensorial possibilita a pessoas neurodivergentes a se recuperarem de uma crise sensorial, restabelecendo-se com acolhimento adequado para não sofrer danos físicos ou emocionais. O ambiente possui ferramentas que geram bem-estar e conta com o trabalho de profissionais como terapeutas ocupacionais e psicólogos.

“Como parte da nossa visão de sustentabilidade e melhoria contínua, temos que assumir não só as nossas próprias responsabilidades, mas um compromisso coletivo, enquanto cidadãos e profissionais, em cada atividade do nosso dia-a-dia, na busca e construção de um mundo mais sustentável”, completou a diretora.

Por: Secom

Artigos relacionados
MACEIÓ

São João Massayó terá esquema especial de segurança

De 22 a 28 de junho, o estacionamento de Jaraguá recebe o São João Massayó, realizado pela Prefeitura de Maceió….
MACEIÓ

São João Raiz anima Maceió até o dia 28 de junho

O São João Raiz, evento promovido pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa…
MACEIÓ

Mutirão de limpeza retira mais de 100 quilos de lixo da praia de Ponta Verde

Plásticos, vidros, pedaços de metal e embalagens variadas. Estes foram alguns dos itens encontrados no mutirão de limpeza realizado pela…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :