Cotidiano

Coruripe recebe Carreta do Amor para realização de exames de Citologia e Mamografia

Sabendo da importância do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e do câncer de mama a Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Saúde (SMS) em parceria com o Hospital do Amor de Arapiraca trouxe na última semana a Carreta do Amor, uma unidade móvel da instituição para realizar atendimento gratuito às pacientes cadastradas nas unidades de saúde do município para a realização de exames de mamografia e citologia (Papanicolau).

 A Carreta de Amor ficou estacionada em frente ao Clube Esportivo Social de Pindorama (Cesp) para atendimento de terça (25) até sexta-feira (28).

“Em parceria com o Hospital do Amor finalizamos os atendimentos na Carreta do Amor, que possibilitou o atendimento de 150 mulheres para realização de mamografias e citologia. Agradeço ao prefeito Marcelo Beltrão por ter nos incentivado a trazer a unidade móvel para região de Pindorama e atender quem mais precisa e também ao senador Rodrigo Cunha por ter disponibilizado o recurso necessário para saúde no nosso município. Saúde tem pressa, saúde é nosso maior compromisso”, disse o secretário de Saúde Maykon Beltrão.
.
Enquanto esperavam o momento da realização do exame, as pacientes participaram de palestras ministradas por profissionais da área de saúde explicando a importância da ação.

“Uma semana muito importante para promoção à saúde da mulher, o intuito dessa ação é conseguir um diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama, do colo do útero e mobilizar a população sobre a importância da realização dos exames anuais, além de conscientizar o público-alvo que são as mulheres. Momento de prevenção”, explicou Tamires Ferreira, enfermeira e coordenadora da Saúde da Mulher da secretaria municipal de Saúde.
 
Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher os resultados serão liberados em 30 e 40 dias e após o diagnóstico, caso necessário as usuárias irão receber todo o suporte com os devidos encaminhamentos para tratamento.
 
Maria José, 55 anos, moradora do Botafogo disse que assim que soube da chegada da carreta já combinou com as amigas para virem juntas. “É importante a prevenção por isso vim com minhas amigas para ser uma das primeiras no atendimento, fiquei ansiosa. Não conhecia a carreta muito importante ter esse tipo de serviço para ajudar a nós mulheres para sabermos no caso de uma resposta que a gente não quer buscar imediatamente cuidar”, ressaltou.

Texto e foto: Ascom PMC
 

Artigos relacionados
Cotidiano

IGPS realiza “Curso de atualização em Sala Vermelha”, no município de Jacuípe (AL)

O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Sociais – IGPS promoveu o “Curso de atualização em Sala Vermelha”, no município…
Cotidiano

Prefeitura de Pão de Açúcar (AL) inaugura Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa

A Prefeitura de Pão de Açúcar inaugura, nesta sexta-feira, 5, às 19h, o Museu de Arte e Cultura Joãozinho Lisboa,…
Cotidiano

Prefeita Lívia Carla inaugura a nova Praça de Santa Luzia e anuncia vários investimentos

O munícipio de Barra de santo Antônio testemunhou a realização de um sonho longamente aguardado: a inauguração oficial da Praça…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :