A gastronomia da Região Metropolitana de Campinas estará novamente em evidência com mais uma etapa do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia do estado, que retorna a Campinas. O município recebeu a primeira edição do programa, em 2023, com sucesso de público: cerca de 700 pessoas passaram pelo festival. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia; e Senac.
O programa acontece em três etapas, com duração de uma semana. As aberturas das atividades desta nova etapa foram iniciadas no domingo (22), com uma press trip de jornalistas e influenciadores digitais. Hoje, 27, profissionais da gastronomia e do turismo participarão do workshop destinado aos empreendedores da área com direito a uma aula-show da madrinha da Rota gastronômica da região, a chef Carole Crema, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Encerrando as atividades, no sábado (28), a partir das 11 horas, recebe o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, também no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com degustações de pratos, doces, biscoitos e bebidas dos produtores e estabelecimentos da Circuito das Frutas, das Águas Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes. Produtores de café e cerveja artesanais, fabricantes de doces e salgados e restaurantes terão a chance de divulgar seus produtos, como o restaurante Tom Gastronomia, de Pedreira; a Fazenda Atalaia, de Amparo; e o Rancho Pompeia, de Socorro. A entrada é gratuita.
“Há mais de um ano o Sabor de São Paulo divulga a diversidade gastronômica do nosso estado, envolvendo o mapeamento de 301 cidades, que até final do ano serão 13 Rotas Gastronômicas, que aquecerão a economia de 35 regiões turísticas. O programa é um grande propulsor para o turismo paulista”, ressalta o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
O Sabor de SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, criado pela Setur-SP, de valorização da gastronomia paulista e tem apoio de instituições como Senac-SP, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social do Estado de São Paulo
A ação já alcançou cerca de 5,3 mil pessoas e percorreu os principais municípios do estado, como: Campinas, Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, Águas de São Pedro, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília. O programa ainda realizará mais três Rotas gastronômicas até o final do ano e mais nove etapas regionais, além de uma edição especial na capital paulista.