ENOTURISMO

Portugal: Torres Vedras já tem Rota do Enoturismo

Torres Vedras apresentou recentemente a Rota do Enoturismo, destacando Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, a importância da criação desta rota, “que congrega os principais produtores de vinho da região”. Laura Rodrigues sublinhou ainda que esta aposta “é fruto de um esforço conjunto em que todos partilham uma visão: valorizar e promover o vasto património vitivinícola de Torres Vedras e afirmar a nossa terra como um destino de excelência para o enoturismo.”

A Rota do Enoturismo de Torres Vedras é, neste momento, composta por 14 produtores aderentes: AdegaMãe, Adega Cooperativa de Carvoeira, Adega Cooperativa de Dois Portos, Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, Adega da Murnalha, Casal da Carrasqueira, Caves Barbosa, Quinta da Almiara, Quinta da Boa Esperança, Quinta da CasaBoa, Quinta da Cidadoura, Quinta da Folgorosa, João Melícias – Fonte das Moças e Patrimônio Wines. Estes produtores estão identificados com sinalética rodoviária e turística e integram o guia da Rota do Enoturismo de Torres Vedras.

A adesão de novos produtores à Rota é feita a pedido de cada entidade interessada, desde que sejam cumpridos os seguintes critérios: o aderente deve estar devidamente licenciado e inscrito na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e o aderente deve estar habilitado a disponibilizar no mínimo uma visita e uma prova de vinhos.

A Rota do Enoturismo visa dar resposta às metas estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras, elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras. Na sua intervenção, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dulcineia Ramos, explicou que o vinho é um dos cinco produtos âncora identificados no referido plano, acrescentando que “este produto tem a capacidade de proporcionar a diminuição da nossa taxa de sazonalidade”.

A vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, destacou, por sua vez, a importância da colaboração entre a Câmara Municipal e os produtores, referindo que “o turismo é economia e os privados é que fazem acontecer, mas quando há uma partilha daquilo que são os objetivos comuns aí sim fazemos avançar os territórios”.

Artigos relacionados
ENOTURISMO

“Amendoal em Flor” é nova experiência turística no Alentejo

A apresentação da iniciativa contou com a participação de tour-operadores e DMC nacionais (Iag7viajes, Inatel, SoulTours, Mtsglobe, Saltyhill, Haveawineday e…
ENOTURISMO

Enoturismo no Alentejo comemora o melhor ano da região

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) informou que 2024 foi o melhor ano do enoturismo da região com aumento de…
ENOTURISMOEVENTOS

FITUR: Turismo do Algarve promove eventos desportivos e enoturismo

O Turismo do Algarve vai voltar a marcar presença na FITUR, a feira de turismo de Madrid, que decorre entre…