A Quinta do Bomfim (Pinhão) regressou ao Top50 World’s Best Vineyards, subindo nove lugares no ranking. Depois de ter sido distinguida pela primeira vez em 2019 (37.º lugar), a propriedade – que está na família Symington há já cinco gerações – tem sido presença regular na lista que distingue os melhores locais vínicos do mundo: em 2021 (38.º lugar), 2022 (37.º lugar) e agora na edição de 2024, garantindo o 28.º lugar.
Ao todo, e desde a primeira distinção, as propriedades da família Symington já integraram por cinco vezes o Top50 World’s Best Vineyards. Quatro menções dizem respeito à Quinta do Bomfim, sendo que as Caves Graham’s receberam, pela primeira vez, a distinção em 2023, no 10º aniversário da reabertura daquele centro de visitas, localizado em Vila Nova de Gaia. Este ano as Caves Graham’s também fazem parte da lista do Top100, tendo ficado em 52º lugar.
Localizada à entrada da vila do Pinhão, junto à histórica estação de comboios, a Quinta do Bomfim, com mais de um século de história, já deu origem a alguns dos melhores Portos Vintage de sempre: é o caso do lendário Dow’s Porto Vintage 2007, o único Porto Vintage deste século a receber 100 pontos pela Wine Spectator. O Centro de Enoturismo da propriedade agrega várias experiências, como visitas guiadas – num percurso que dá a conhecer uma coleção de fotografias e artefactos únicos do século XIX, bem como a adega e o antigo armazém da propriedade –, provas de Vinho do Porto e DOC Douro, assim como passeios na vinha e piqueniques. Há dois anos, a propriedade reforçou a sua oferta com a abertura do restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos, espaço que integra o Guia Michelin 2024 e que acaba de apresentar novos pratos inspirados no outono.