AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Projeto de eficiência hídrica em Juazeiro do Norte recebe prêmio internacional de sustentabilidade da ACI-LAC

O Aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Aena, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México. A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis. Além do aeródromo cearense, Congonhas também recebeu honraria. 

O projeto vencedor em Juazeiro do Norte foi desenvolvido por um grupo de colaboradores da Aena Brasil que buscava soluções para enfrentar os desafios do clima semiárido. A ideia, que já tinha vencido um prêmio de inovação concedido na Espanha, o Innova, consiste no reaproveitamento inteligente da água integrando as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) para permitir que cada gota seja aproveitada – desde a água pluvial, captada por um sistema de calhas nos telhados, até o reuso total nas instalações do aeroporto. O tratamento do esgoto passa a ser feito internamente, sem precisar circular pela rede pública, e a água tratada, antes destinada a um sumidouro natural das proximidades, volta para a irrigação, banheiros e caminhão de bombeiros, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% do total dos gastos anuais.  

“Além da eficiência hídrica, o projeto proporciona economia circular e melhor uso da estrutura do aeroporto. O projeto piloto em Juazeiro do Norte nos traz conhecimentos e know-how para aplicar este mesmo sistema em outros aeroportos da rede”, explica Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente, autor do projeto junto com Raphael Maciel Monteiro, da equipe de Manutenção. Também fizeram parte do time Raúl Moya, diretor de Operações e TIC; Lúcio Flávio Fonseca, atualmente diretor do Aeroporto de Uberlândia, e Diógenes Barbosa Araújo, coordenador coorporativo de Meio Ambiente. A iniciativa teve ainda apoio de Tiago Vieira dos Santos, da Manutenção, e Cristina Iwasita, de Infraestrutura. 

Artigos relacionados
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…
AEROPORTOS

Mais de 1 milhão de passageiros movimentaram os aeroportos do Centro-Oeste em outubro

O Centro-Oeste tem se destacado como um dos principais protagonistas do crescimento da aviação regional e segue em expansão, consolidando-se…
AEROPORTOS

Projeto Criando Asas leva jovens aos bastidores da aviação no Aeroporto de Congonhas (SP)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoveu mais um evento do projeto Criando Asas, parte do programa Asas para…