
Piso do magistério
O Ministério da Educação (MEC) publicou na última (31) a portaria que define o aumento do piso salarial dos professores para 2025. O novo salário mínimo do magistério ficou firmado em R$ 4.867,77, um aumento de 6,27% em relação a 2024, quando o valor era de R$ 4.580,57.Esse salário é válido para profissionais que lecionam na rede pública de ensino e cumprem jornada de ao até 40 horas semanais.
CRIA E Japaratinga
Japaratinga vai ganhar uma Creche CRIA e a nova sede da Escola Estadual Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira. O prefeito Deo recebeu está semana, o superintendente de engenharia do Governo do Estado, Lucas Raniery e o representante da empresa PJA, João Rafael, que executará as obras acima citadas.
Pão de açúcar
A Prefeitura de Pão de Açúcar anunciou a nova etapa do Projeto Carroceiro Legal, onde teremos a realização de vacina, aplicação de vermífugo e avaliação veterinária nos animais. Data: 31/janeiro/2025; Horário: 10:00 hora; Local: Aabb Vale lembrar, que esse projeto é de assistência clínica e monitoramento dos carroceiros, proprietários de equídeos, de Pão de Açúcar, com a finalidade de que os mesmos tenham mais saúde e maior desempenho durante as atividades de trabalho que fazem.
Drogas em Penedo
O combate ao trafico de drogas em Penedo tem sido rígido e nos últimos meses a polícia tem demonstrado, através das prisões e apreensões de drogas, que o município tem sido assediado por traficantes. Talvez pela localização próximo ao Sergipe que tem facilitado a entrada de drogas para Alagoas.
Penedo educação integral
Uma forma de combater o tráfico de drogas é colocar as crianças nas escolas em tempo integral. Neste sentido o prefeito Ronaldo Lopes tem priorizado a criação de escolas em tempo integral. Atualmente estão em funcionamento oito escolas em tempo integral.
Mais uma escola
A mais recente conquista veio com a inclusão da Escola Municipal de Educação Básica Barão de Penedo, localizada no bairro Santa Isabel (Cacimbinhas), no sistema de ensino em tempo integral, elevando para oito o número de unidades contempladas com o projeto que tem o poder de impactar positivamente a vida escolar e a comunidade.
Área de vulnerabilidade
A novidade chega justamente quando o ano letivo de 2025 se aproxima, trazendo um clima de empolgação para pais, alunos e educadores. Criada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a política de ensino em tempo integral estreou em 2023, priorizando áreas de maior vulnerabilidade social. A primeira a receber o investimento foi a Escola Douglas Apratto Tenório, no bairro Santo Antônio (Barro Vermelho), seguida pela Escola Rotary, no bairro Nossa Senhora de Fátima (Coreia).
Coruripe conferência ambiental
Coruripe realizou a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, com o tema central “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniu profissionais, especialistas e cidadãos para discutir soluções para os desafios ambientais que afligem o planeta.
Palestras
Durante o evento, diversas palestras enriquecedoras foram realizadas, incluindo a Palestra Magna com o tema “Justiça Climática”, apresentada pela mestra em Biodiversidade em Unidades de Conservação e analista ambiental do ICMBIO, Aline Simões Leite. Sua abordagem detalhada sobre a relação entre as questões sociais e ambientais trouxe à tona a importância de garantir a equidade nas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Recursos naturais
A programação também contou com discussões sobre políticas públicas, mudanças no consumo, preservação dos recursos naturais e alternativas ecológicas, com a participação ativa da comunidade sendo incentivada. A conferência dividiu os participantes em cinco grupos temáticos, cada um mediado por um especialista, para discutir os principais eixos da transformação ecológica. Esses debates geraram propostas criativas e viáveis, que serão encaminhadas para a Conferência Estadual.