
Pilar mais segura
A prefeita do Pilar, Fatima Resende, esteve reunida com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major Navarro, o diretor da Guarda Municipal, Feitosa, e os secretários municipais, Tayrone e Rodrigo, para alinhar estratégias que garantam a segurança dos pilarenses durante nossas festividades e principalmente o Carnaval que está próximo.
No Pilar “não é não”
No Pilar a Prefeitura está trabalhando a conscientização para que no período do Carnaval, abusos cometidos contra as mulheres sejam evitados com a campanha: ‘não é não”. Nos cartazes, agora espalhados por mais locais da cidade, trazem um QR Code e o contato da Guarda Municipal Mulher, garantindo que qualquer mulher saiba que não está sozinha.
Monografia prioridade
Na semana do Dia Nacional da Mamografia a ação é importante para reforçar a prevenção das doenças nas mamas e no Pilar a Casa da Mulher Pilarense está de portas abertas, oferecendo exames de mamografia e acompanhamento especializado com nossos mastologistas.
Turma de médicos de 1977
Todos os anos a turma de Medicina de 1977 da Escola de Ciências Médicas (ECMAL), se reúnem para um momento de confraternização e reencontro. Este ano a programação foi realizada agradecendo a Deus em uma missa de ação de graças, homenageando também a memória de integrantes que deixaram saudade. Um dos organizadores da comemoração foi o médico Renato Rezende.
Complexo Cultural Religioso Dila Canuto
A partir deste mês de fevereiro ocorrerá missas no Santo Cruzeiro, sempre no 2º domingo. Um momento de oração e união para nossa comunidade. O Complexo Cultural Religioso Dilma Moreira Canuto representa essa conexão com Deus, sendo um espaço de acolhimento e devoção para todos.
Maragogi: água suja
Moradores de vários bairros de Maragogi, que recebe o abastecimento de água da concessionária Verde Alagoas, denunciam a péssima qualidade do produto que chega as suas torneiras. A água, nos últimos dias, tem apresentado uma coloração escura e um odor fétido. O mesmo ocorreu em Porto de Pedras, onde a empresa também é responsável pelo abastecimento.
Vigilância sanitária e saúde.
Nos relatos dos consumidores se nota a preocupação com a saúde já que até agora a empresa não informou o que está acontecendo. Segundo ainda os consumidores, a água também apresenta um alto teor de salinidade, o que tem provocado problemas de hipertensão a muitas pessoas e agravado a situação dos hipertensos.
Histórico
A Verde Alagoas assumiu o abastecimento de água na cidade de Maragogi em setembro de 2022, mas só iria operar em janeiro de 2023, mas em fevereiro de 2023, no povoado de São Bento os moradores começaram a receber seus talões de água com cobranças retroativas e com valores que ultrapassaram mil reais. Várias pessoas tiveram seus nomes negativados de forma ilegal, motivo que gerou uma série de ações judiciais contra a prestadora de serviço.
Água de cacimbas
Segundo dados levantados pelo Ministério Público Estadual, mais de 400 famílias vivem em Maragogi abaixo da linha da pobreza, com uma renda per capita de cento e nove reais mensais, e essas pessoas voltaram a consumir água de cacimbas. Outro fator relevante é que a água distribuída pela Verde Alagoas é imprópria para consumo devido ao teor de sal que está tão elevado.