
Arapiraca possui atrativos turísticos culturais, gastronômicos, religiosos, além de sua vocação para o agronegócio ligado à agricultura familiar. O município é um celeiro de artistas plásticos e artesãos exímios que precisam ser colocados nas vitrines do turismo brasileiros, assim como acontece na Ilha do Ferro em Pão de Açúcar.
O potencial turístico de Arapiraca precisar ser formatado como produtos para agências de viagens e principalmente ser levado para Alagoas e o Brasil. Contudo, falta o apoio institucional que foque primeiro no mapeamento de um roteiro turístico cultural, histórico e gastronômico de Arapiraca. Este seria o primeiro passo para a mídia e marketing e assim para levar aos agentes de viagens um produto definido como turismo de experiência.
Os produtos turísticos em Arapiraca estão em seu povo, nas praças públicas, nos bares e restaurantes populares com sua gastronomia única, além de seus bairros com comunidade com tradições culturais, religiosa e convivência coletiva que caracteriza uma cidade interiorana que tem como base de sua economia a agricultura familiar.
Em Arapiraca acontece a maior feira livre de Alagoas, todas as segundas-feiras, onde se pode encontrar fabricantes de móveis, com seus produtos nas praças, sem falar dos mestres raizeiros com seus remédios homeopáticos.
Contudo, um dos pontos altos acontece na Praça Luiz Pereira Lima, também conhecida como Praça da Prefeitura. Lá todas as segundas-feiras acontecem apresentações culturais, focadas na mais original tradição nordestina, com o forró pé de serra, além de poetas cordelistas e artesãos que levam seus produtos para vender a quem lá comparece para se deliciar com o autêntico forró.
Festa Juninas
Arapiraca precisa de um calendário de eventos com eventos fixos como os festejos juninos, que diferentemente de outras cidades, que gastam milhões para produzir os “maiores São João mundo”. Já na capital alagoana do Agreste o São João é o mais original possível com o forró pé-de-serra, palhoções nos bairros, além da autêntica comida típica da época. As quadrilhas juninas realizam grandes apresentações animando e empolgando a todos que lá comparecem.
Festivais
Eventos como o Festival do Camarão, Festival do Abacaxi e da Mandioca, além da maior cavalgada religiosa do Brasil acontece em Arapiraca que traz a imagem de sua padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho. São eventos que precisam se manter no calendário e principalmente divulgá-los junto às agência de viagens e operadores de turismo.
Todo lançamento de um novo produto no mercado de turismo deve ser acompanhado de publicidade sistemática e não eventual. É preciso no mínimo quatro anos para que um evento se consolide no calendário de turismo e para isso manter o marketing do evento vivo durante todo ano.
O sucesso do turismo em Arapiraca depende da vontade política do poder público municipal e estadual, sem esse apoio para dar o start as idéias ficaram apenas no papel. Tudo depende da vontade política para alavancar o turismo em Arapiraca.