Entrar na Casona Roma Norte, na Cidade do México, é como entrar em uma galeria de arte eclética. Fotos emolduradas cuidadosamente selecionadas, obras de arte, cerâmicas e livros de mesa de centro, artisticamente dispostos em uma longa mesa serpentina e em prateleiras de exposição iluminadas, dão o tom para este sofisticado hotel boutique no bairro de Roma Norte, que abriu no final do ano passado . De fato, a abundância de arte mexicana moderna, principalmente de artistas mulheres, define a propriedade de quatro andares, onde também reveste os corredores de hospedagem e adorna cada um dos 32 quartos.
Construída em 1923, a grande mansão, ou casona, é um edifício histórico protegido, até mesmo sua cor rosa exterior característica. Exibindo estilos belle epoque e art nouveau, o hotel cuidadosamente reformado combina perfeitamente elegância histórica com design moderno minimalista. Pisos de mármore originais e tetos altos contrastam com o mobiliário contemporâneo elegante em cores neutras claras.
Casona Roma Norte é a mais recente adição à coleção Hamak Hotels do México, cujas propriedades de luxo expressam um forte senso de lugar. Ela oferece uma experiência íntima e focada no bairro para viajantes que buscam uma alternativa aos grandes hotéis de marca internacional da cidade. E chega em um momento de maior demanda por estadias únicas em propriedades menores.
Escondido na residencial Colonia Roma — imortalizada no filme “Roma”, de Alfonso Cuarón, vencedor do Oscar de 2018 — o hotel é um reflexo perfeito de seu ambiente artístico.
Este é o coração hipster da Cidade do México, como revela um passeio por Roma e os bairros adjacentes Condesa e Juarez. Boutiques de vanguarda, como a digna de museu Carla Fernandez, e restaurantes da moda (não perca o Contramar, com foco em frutos do mar e com Michelin) disputam a atenção com galerias e cafés chiques; pubs descolados, como o Rayo, que celebra o agave (listado no World’s 50 Best Bars de William Reed); e uma linda perfumaria personalizada chamada Xinu. Não é de se espantar que eu tenha visto uma promoção de moda sendo filmada em frente ao hotel enquanto estava lá.
Vegetação verdejante e árvores maduras, incluindo ficus, jacarandá, seringueira e eucalipto, enfeitam as ruas e praças animadas, que ficam cheias de pessoas a qualquer hora. E a arquitetura fin de siècle de influência francesa com floreios ornamentados ainda transmite uma sensação europeia retrógrada. Mas este vibrante centro cultural tem sua vibração boho honestamente: foi o refúgio dos poetas beat Jack Kerouac, William Burroughs e Allen Ginsberg, que viveram lá na década de 1950.
Estilo
Toques de design mexicano formam o leitmotiv em todos os quartos modernos e simples: tapetes coloridos de Oaxaca, fotos de paisagens do renomado fotógrafo mexicano Santiago Arau nas paredes e um luxuoso livro de mesa de centro sobre a cultura mexicana no criado-mudo.
Os 32 quartos que aceitam animais de estimação, oito com varandas Julieta, vêm em sete categorias com layouts ligeiramente diferentes. Mas todos têm pisos de madeira de cor clara e tetos altos de tijolos brancos que lhes dão uma sensação de espaço. Molduras de parede em formato de moldura preservam a estética do período, enquanto obras de arte giratórias eletronicamente camuflam bem a TV de tela plana. Graças à reforma, as janelas do chão ao teto, fortemente à prova de som, bloqueiam o barulho da rua abaixo.
Um pequeno armário contém um frigobar e um cofre, e uma escrivaninha contém uma máquina Nespresso com acessórios de café e quatro lanches engarrafados Le Prove: nozes e passas mistas, chips de batata-doce, grãos de café cobertos com chocolate amargo e — sendo o México — pistaches temperados com pimenta. A entrega de um doce em vidro faz parte do serviço de arrumação de cama noturno.
Os banheiros são uma visão em mármore branco acentuado com acessórios dourados e artigos de toalete personalizados. Infelizmente, a forma supera a função no espaço limitado das prateleiras e na iluminação ruim sobre a pia.
A gastronomia é o centro das atenções no Casona. Para uma propriedade tão pequena, ela se destaca com seis locais distintos de comida e bebida concebidos pelo famoso chef Aquiles Chavez e pelo restaurateur e autor Claudio Poblete.
Você pode começar seu dia com um decadente café da manhã com doces (ou terminá-lo com uma sobremesa deliciosa) no La Macaria Matcha Tea Room, uma deliciosa casa de chá japonesa e padaria mexicana da chef confeiteira francesa Macarena Laris e sua parceira de negócios, Elena Lopez, ambas do estado de Michoacán. “Gostamos de desafiar umas às outras e colocar nossa assinatura nos pratos”, disse Lopez, apontando seu latte de praliné de macadâmia, uma bebida divina com pedaços crocantes de nozes. O pão de banana com caramelo e toffee e o bolo de matcha são seus campeões de vendas.
Para café da manhã à la carte, assim como almoço e jantar, o casual Aquiles, bem ao lado do lobby, serve comida caseira sazonal com toques mexicanos. Um mural de quatro andares de altura de uma planta suculenta alcança as enormes claraboias do átrio, que podem ser abertas durante o tempo bom.
Quando a noite chegar, considere uma experiência com agave no Akamba, uma sala de degustação aconchegante, parecida com uma caverna. Lá, a concierge de agave Leti Hernandez guia pequenos grupos pelos sabores e origens diferenciados de alguns dos 50 destilados e mezcals nacionais que revestem as paredes. “Agave é sobre a história por trás da planta”, ela nos disse. “Cada bebida tem sua própria história.”
Mas a verdadeira superestrela é Suchi Nipona & Sinaloa Cuisine. Uma fusão de sabores japoneses e de Sinaloa, o restaurante apresenta o melhor das duas tradições, até a arte da luta de sumô e a lucha libre mexicana. Eu assisti os mestres do sushi criarem artisticamente pratos japoneses clássicos, que chegaram à mesa em apresentações requintadas (sashimi em forma de flor, alguém?) junto com o único saquê artesanal do México. Ingredientes como abacate, abóbora, banana-da-terra, queijo de Oaxaca e maionese chipotle adicionam um toque distintamente mexicano às especialidades asiáticas.
Dois locais no nível do telhado ainda em desenvolvimento serão abertos no início de 2025. O Holden Roof Terrace, um grande espaço ao ar livre com um bar circular, mesas de jantar e vistas panorâmicas, será especializado em pratos grelhados na chama. O Mirror, um bar escuro e espelhado no estilo speakeasy, oferecerá coquetéis criativos em um ambiente chique.
Quer relaxar e desestressar depois de um dia agitado de passeios turísticos? Um pequeno centro de bem-estar oferece uma variedade de tratamentos, incluindo tratamentos faciais, três tipos de massagem e uma esfoliação detox corporal. Seu tratamento exclusivo, chamado Time Zone Reset, promete aliviar a fadiga após uma longa viagem por meio de acupressão, drenagem linfática, reflexologia e uma massagem suave.
Quer começar o seu dia com o pé direito? A pequena academia tem uma máquina de esqui nórdico, esteira, bicicleta ergométrica, pesos, halteres e tapetes de ioga. A luz natural entra por uma parede toda de vidro, oferecendo vistas do terraço do hotel (para aulas de ioga) e dos arranha-céus da cidade além.



