
A UN Tourism inaugurou oficialmente o seu novo escritório regional para as Américas, que fica localizado no Rio de Janeiro, e que se vai concentrar “no fortalecimento da promoção de investimentos”.
Segundo uma nova enviada à imprensa pela UN Tourism, numa primeira fase, este novo escritório regional do Rio de Janeiro vai dar prioridade a um “conjunto de diretrizes” quer visam impulsionar “investimentos verdes, reconhecendo a importância da biodiversidade para o turismo nas Américas”.
“O escritório do Rio também desenvolverá uma estratégia para a formação técnica de jovens, equipando-os com as competências profissionais necessárias para o crescimento do setor em toda a região”, acrescenta o comunicado da UN Tourism.
A nova delegação da UN Tourism no Rio de Janeiro vai apoiar investimentos em toda a região e não apenas no Brasil, colocando também em destaque temas como o empoderamento feminino, no âmbito do qual vai ser promovido um evento especifico ainda durante este ano, mas também o turismo indígena ou a acessibilidade e rotas multidestino na região, como a Rota dos Jesuítas na América do Sul.
“O escritório regional de turismo das Nações Unidas para as Américas apoiará o avanço do setor de turismo não apenas no Brasil, mas em toda a região. O Rio de Janeiro tornar-se-á um verdadeiro centro de liderança e ideias, com foco no crescimento, garantindo investimentos para o setor e aproveitando o poder do turismo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, considera Zurab Pololikashvili, secretário-geral da UN Tourism.
A UN Tourism diz ainda que este novo escritório regional para as Américas fortalece a sua presença na região, aproximando a agência para o turismo da ONU dos seus membros.
Além da sede em Madrid, a UN Tourism agora conta agora com escritórios regionais para o Oriente Médio em Riad, na Arábia Saudita, e Nara, no Japão, estando ainda prevista a abertura de um escritório regional para a África em Marraquexe, Marrocos.
Segundo a UN Tourism, estes escritórios regionais “permitem que a UN Tourism forneça suporte personalizado aos seus membros em todas as regiões do mundo, com foco em prioridades como inovação em turismo, investimento, educação e formação em todo o setor”.