CIA AÉREASDestaques

TAP comemora 80 anos com lançamento do livro “Voar é preciso”.

A companhia aérea portuguesa TAP comemora seus 80 anos com o lançamento de um livro. O evento acontecerá no dia 14, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O título do livro é “ Voar é preciso”, que  tem 260 páginas e 761 fotos, mapas, gráficos e ilustrações. A TAP é uma das companhias aéreas internacionais com mais tempos em operações fazendo a ligação entre o Brasil e a Europa.

A Rita Tamagnini, diretora de comunicação da TAP, e de Gianfranco Beting, é a autora do livro. Ambos estarão presentes na apresentação do livro. O livro estará disponível para aquisição nos dias decorrentes da BTL

Dia 15, no Museu do Ar em Sintra, entre as 10h30 e as 12h 30, os autores estarão presentes para esclarecimentos e onde poderão adquirir o livro.

No mesmo dia decorre uma sessão de restauro do DC3 da TAP pelos voluntários do Vintage Aero Clube. Os interessados poderão assistir enquanto decorrem os trabalhos de restauro.

Um pouco da história

A 19 de setembro de 1946 é aberta a primeira linha comercial, entre Lisboa e Madrid, a 31 de dezembro desse ano é inaugurada a Linha Aérea Imperial, entre Lisboa, Luanda e Lourenço Marques, anterior designação da cidade de Maputo, com doze escalas e duração de 15 dias (ida e volta), sendo a mais extensa linha a nível mundial operada com os aviões bimotores.

A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, é aberta em 1947, ano em que foram adquiridos aparelhos Douglas C-54 Skymaster. Em 1948 a TAP torna-se membro efetivo da IATA e ocorre a abertura de voos para Paris em França e Sevilha em Espanha.

A ligação aérea para Londres iniciou-se em 1949; e para Casablanca e Tânger, em Marrocos, em 1953.

Em 1953 a TAP passa de serviço público a Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada (SARL), de maioria estatal. Dois anos mais tarde são adquiridos dois Super-Constellation, os primeiros aparelhos quadrimotores de longo curso da companhia, que permitem a redução da duração da viagem entre Lisboa e Lourenço Marques.

Voo da amizade

Em 1961 a TAP inaugurou o “Voo da Amizade” entre Lisboa e o Rio de Janeiro, um serviço especial entre Portugal e Brasil, com escala no Sal e em Recife. No mesmo ano, realiza-se o voo inaugural que liga Lisboa a Goa, na Índia, com uma duração total de 19 horas e cinco escalas intermédias.

Em 1962 entra ao serviço da TAP o primeiro avião a jato, um Caravelle, que faz a ligação entre Lisboa e Madrid, em Espanha. Nesse mesmo ano, são iniciadas as ligações para Las Palmas, nas Canárias, e para a ilha de Santa Maria, nos Açores; e, no ano seguinte, para Genebra, na Suíça, e para Munique e Frankfurt, na Alemanha.

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

LATAM lidera voos Brasil-Chile com mais de 2 milhões de passageiros transportados entre os países em 2024

Lindas paisagens, variadas opções culturais, rica gastronomia e vinhos premiados. Estes são alguns dos diversos motivos que atraem cada vez…
CIA AÉREAS

TAP e Avianca abrem novo Lounge de Classe Executiva no aeroporto internacional de Miami

A TAP Air Portugal e a Avianca realizaram hoje em conjunto a grande inauguração do seu lounge partilhado de classe…
Destaques

Aviação brasileira ganha mais de 750 mil passageiros no mês passado

A aviação civil brasileira segue crescendo em ritmo acelerado em 2025. No segundo mês deste ano, o país registou um…