Cotidiano

Empresa alagoana inova na geração de energia limpa a partir da redução de material aterrado

A Alagoas Ambiental inicia o ano de 2025 com indicadores de crescimento expressivos. Não apenas nas atividades desenvolvidas, mas principalmente na contribuição para preservação ambiental no estado, com a adoção de práticas sustentáveis, de geração de energia limpa e de despoluição.

O diretor comercial e de marketing da indústria explica que a meta de redução de aterro da empresa em 2024 ultrapassou o previsto e alcançou a marca de 80%, contribuindo ainda mais para a geração de energia limpa.

“No ano passado a gente investiu muito na busca por novas tecnologias no exterior e realizamos muitas pesquisas de tendências de mercado para expandir as atividades preservando ainda mais o meio ambiente, pois dependemos em tudo dos recursos naturais. Conseguimos reduzir ao máximo o processo de aterro de resíduos perigosos e não perigosos. Com a diminuição, passamos a reaproveitar esse material como matéria-prima de combustível térmico, o CDRI – Combustível Derivado de Resíduo Industrial, utilizado na indústria cimenteira. Isso gerou um incremento de receitas no estado e deve seguir beneficiando Alagoas, neste ano”, comemorou.

Benefícios ambientais

O balanço revela que o recebimento de resíduos domiciliares alcançou a marca de 250 mil toneladas. Esse material corresponde ao lixo doméstico de aproximadamente 85% das cidades de Alagoas, atendidas pela empresa.

Na indústria o resíduo domiciliar é totalmente coberto com uma membrana que permite a geração de biogás, a partir da captação e do processamento do gás metano. No total, foram gerados mais de  18.500.000 metros cúbicos, nas Centrais de Tratamento de Pilar e de Craíbas.

Energia limpa

O biogás passa por um processo dentro da própria indústria, onde é transformado em energia elétrica. No total, foram gerados 32.300.000 quilowatts: o suficiente para alimentar 20 mil residências, mensalmente.

E de maneira pioneira, a Alagoas Ambiental se tornou a única empresa do estado a beneficiar pneus, que antes não tinham onde ser descartados de forma correta. O recebimento desse material continua sendo gratuito.

Só em 2024 foram processadas cerca de 1600 toneladas de pneus. Pra se ter uma ideia do montante, isso equivale ao número utilizado por 40 mil carros de passeio.

Os pneus passam são beneficiados e transformados em matéria-prima para fornos da indústria cimenteira, onde é utilizado como combustível sólido.

O mesmo acontece com a biomassa, gerada a partir do beneficiamento de madeira inservível. Na vanguarda a Alagoas Ambiental processou quase 500 toneladas, em apenas alguns meses de recebimento. Esse material também é recebido de graça na indústria

Livres do perigo

Produtos considerados perigosos encontram tratamento seguro na Alagoas Ambiental.

Também no ano passado mais de 15.500 toneladas de resíduos industriais Classe 1 (com características tóxicas, inflamáveis ou corrosivas, por exemplo) foram devidamente armazenados.

Já a quantidade de chorume processada ultrapassou 67 mil metros cúbicos, transformados em água desmineralizada, que pode ser utilizada na indústria química ou até mesmo para limpeza geral

Artigos relacionados
Cotidiano

Primeira edição do Tardezinha Cultural movimenta mercado do artesanato

O Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves foi palco da primeira edição do Tardezinha Cultural com muita música, arte e valorização…
Cotidiano

Prefeita Lívia Carla destaca papel essencial das mulheres na política durante Encontro Nacional Mulheres Republicanas

A prefeita reeleita de Barra de Santo Antônio e secretária estadual dos Republicanos em Alagoas, Lívia Carla, participou do 2°…
Cotidiano

Secretário de Educação de Penedo (AL) destaca investimentos e avanços na SEMED

Em entrevista concedida ao programa Vida Real com Luiz Carlos, transmitido pela Penedo FM 97,3 e pela plataforma Penedo FM…