Notícias

Governo lança editais para diagnóstico e fortalecimento do turismo fronteiriço na Região Norte

O Ministério do Turismo, em parceria com a representação da UNESCO no Brasil, publicou três editais para a contratação de consultorias especializadas na elaboração de diagnósticos e planos de ação sobre o turismo fronteiriço na Região Norte do Brasil. A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e fortalecer a integração regional por meio do turismo nas áreas que fazem divisa com países sul-americanos.

Os estudos serão realizados nas áreas de fronteiras dos estados do Acre e Rondônia nas fronteiras com Peru e Bolívia; estados do Amazonas e Roraima nas fronteiras com Guiana, Venezuela, Colômbia e Peru e nos estados do Pará e Amapá, nas fronteiras com Guiana Francesa e Suriname.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que os três editais compõem uma estratégia do Governo Federal alinhada com os compromissos do Brasil com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Esses estudos são fundamentais para revelar o enorme potencial das nossas fronteiras como destinos turísticos sustentáveis, culturais e integrados com os países vizinhos. Ao fortalecer o turismo nas regiões de fronteira, estamos promovendo desenvolvimento local, gerando emprego e renda e consolidando o papel estratégico da Amazônia como polo de integração sul-americana”, afirmou o ministro ao autorizar a publicação dos editais.

Os resultados dos estudos para qualificar a oferta turística nas regiões de fronteira devem promover principalmente oportunidades para os atores locais, especialmente as comunidades tradicionais e empreendedores da cadeia produtiva do turismo. Os diagnósticos devem considerar a diversidade sociocultural, os recursos naturais e a realidade geopolítica de cada região, alinhando políticas públicas de turismo que estimulem a circulação responsável de pessoas, culturas e produtos.

As consultorias vencedoras deverão propor estratégias para impulsionar o turismo de forma integrada, respeitando as especificidades culturais e ambientais da região.

Artigos relacionados
Notícias

Moradores de Veneza protestam contra ação de batedores de carteira

A ação dos batedores de carteira (pickpockets) na turística cidade de Veneza, na Itália, foi motivo de um protesto realizado…
Notícias

Empresa retoma obra embargada na Praia do Marcineiro e danifica acesso e ponte

Uma obra que estava embargada pelo Prefeitura do Passo do Camaragibe, por determinação do Ministério Público, na Praia do Marcineiro,…
Notícias

“Brasil, essa é a nossa praia!”: MTur atualiza Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu as inscrições para…