Destaques

Demanda aérea cresce 36% e Latam se destaca

O fluxo de voos domésticos cresceu 36% no Brasil e o destaque vai para Latam com 48%. Em números absolutos, o resultado de setembro representa o maior crescimento de RPK (unidade utilizada para medir a demanda na aviação civil) desde o início da pandemia de Covid-19. Em segundo lugar vem a Gol, com quase 36% e Azul, com 23%. Já a oferta do setor cresceu 28% na comparação entre os dois meses.

demanda

Os números mostram uma reação do mercado que no Brasil está reagindo bem neste momento de retomada. Mesmo assim a recuperação significativa em relação a agosto, a demanda doméstica do setor ainda foi 55% menor na comparação com setembro do ano passado. Já a oferta caiu 53,4% na média geral. No ano, o setor já acumula uma queda de 53% na demanda e de 51% na oferta.

O número de passageiros transportados em voos domésticos registrado em setembro é o maior desde a implantação da malha aérea emergencial, em abril. Ao todo foram transportados 3 milhões de passageiros. No ano, o país já chegou a 30,6 milhões, mesmo número registrado nos anos de 2001 e 2002, os primeiros de implementação da liberdade tarifária no Brasil. Caso a mesma média de crescimento observada desde maio (37%) se repita nos últimos três meses de 2020, o Brasil deve fechar o ano com 48 milhões de passageiros, retornando aos mesmo patamares de 2007.

passageiros doméstico 2020

INTERNACIONAL

No internacional a demanda cresceu 12% e a oferta 28% na comparação com agosto. Já em relação a setembro do ano passado a queda é de aproximadamente 91% e 69%, respectivamente.

MARKET SHARE

A Gol manteve sua liderança na participação de mercado, chegando a 38,5%, seguida por Latam (33,7%), Azul (27,4%) e Voepass (0,4%). Com isso, a Latam se distancia da Azul na segunda posição e se aproxima da participação de mercado registrada na média do último ano.

Já Azul, que chegou a liderar o mercado nos primeiros meses de retomada, entre maio e junho, passou para segunda posição em julho e retornou a terceira em agosto. Líder de mercado nos últimos anos, a Gol chegou a ocupar a segunda posição nos meses que a Azul liderou, mas retornou ao topo em julho. No internacional, ainda em meio as restrições de fronteira, a TAP lidera, seguida por Latam, Qatar, KLM, Azul e Air France.

MARKET SHARE
Artigos relacionados
Destaques

Aena registra recorde de movimentação de passageiros no Brasil e no mundo

A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, alcançou um marco histórico em 2024, registrando um recorde de…
Destaques

Verão: dicas de saúde para curtir a estação mais quente do ano

Com temperaturas elevadas, praias convidativas e muitas festas ao ar livre, é crucial adotar hábitos saudáveis para aproveitar ao máximo…
Destaques

Opções de viagens para quem gosta de se exercitar até mesmo no Verão

Para aqueles que adoram viajar no Verão, mas não abrem mão de manter uma rotina ativa, os roteiros que combinam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :