Experiências

Live abre nova etapa do seminário “Visões de Mercado” do Experiências do Brasil Rural

omeçou nesta quarta-feira (29.09) a segunda etapa dos seminários virtuais “Visões de Mercado”, que integram o Projeto Experiências do Brasil Rural. A live, que faz parte das celebrações pelo Dia Mundial do Turismo (27.09), reuniu especialistas para contribuir com as capacitações da ação, uma parceria entre os ministérios do Turismo, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) que fomenta o turismo no campo.

A transmissão, realizada pelo YouTube do MTur, contou com a participação de Monica Eliza Samia, diretora executiva e CEO da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo); e Lívio Lourenzo, consultor de branding, especialista em inovação para negócios, que abordaram as tendências do mercado turístico. O projeto do governo federal tem como meta proporcionar vivências memoráveis a visitantes, a partir da formatação de produtos e do posicionamento de roteiros.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta as vantagens da orientação de empreendedores quanto às perspectivas de ampliação do mercado. “É essencial conhecermos a realidade deste segmento, que tem tudo para despontar no Brasil em meio à pandemia. Esse processo reforça as capacitações proporcionadas pelo projeto e ajuda a preparar os roteiros para o aumento de demanda esperado com uma maior procura por atrativos rurais”, observa.

Durante a live, Monica Samia destacou o potencial do turismo rural no pós-pandemia e frisou a importância da oferta de experiências diferenciadas. “As pessoas estão buscando experiências autênticas. Então, a gente está falando de um segmento, o turismo rural, que tem tudo o que as pessoas estão precisando. A gente também precisa de alianças. O turismo é uma atividade transversal e os empreendimentos rurais têm que estar conectados”, sustentou.

Já Lívio Lourenzo apontou benefícios da criação de marcas associadas a roteiros do campo, além da união de esforços entre os envolvidos. “O papel do ‘place branding’ é despertar nos nativos um senso de pertencimento, valorizando suas características. Então, é necessário um senso de coletividade. E transformar o lugar em uma marca é um processo longo e colaborativo. É preciso envolver a comunidade, empresários e administradores públicos”, observou.

Clique aqui  para assistir ou rever a transmissão desta quarta-feira.

AGENDA – Na sexta-feira (1º de outubro), a partir das 18h30, o “Visões de Mercado” contará com mais dois especialistas, que vão comentar a importância do turismo gastronômico. A transmissão terá as colaborações de Ana Paula Jacques, pesquisadora em gastronomia do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB), e de Richard Alves, consultor do Programa Nacional de Turismo Gastronômico do MTur e da Unesco.

PROJETO – O Experiências do Brasil Rural contempla oito roteiros selecionados em quatro regiões do país que produzem queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia. São eles: a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Saberes, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina, e a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

A fase inicial do projeto envolveu a realização de um diagnóstico das rotas selecionadas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de avanços. Em seguida, teve início a etapa de qualificações da iniciativa, com a promoção dos primeiros seminários virtuais “Visões de Mercado”. Nas transmissões, empreendedores de sucesso no turismo rural detalharam suas trajetórias e destacaram vantagens da capacitação (assista ou reveja aqui e aqui).

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Artigos relacionados
Experiências

Novo passeio de safári em Collette abrange dois países

Collette combinou safáris em dois países africanos em uma excursão de exploração para pequenos grupos de 14 dias. No tour…
Experiências

African Travel está lançando o Concierge Safaris para 2025

A African Travel Inc. está lançando uma categoria de passeios guiados em 2025, com concierges baseados nos EUA que acompanharão…
Experiências

Safári de Cottar traz foco culinário

A Cottar’s Safaris, uma operadora de safáris familiar sediada no Quênia, anunciou uma nova experiência de safári epicurista que será…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :