Notícias

Viabilidade de trens turísticos de passageiros é discutida pelo setor

A viabilização de trens turísticos de passageiros no Brasil, no âmbito do novo marco regulatório das ferrovias, foi discutida entre representantes do Ministério do Turismo e da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos. O encontro trouxe a oportunidade para representantes da Coordenação-Geral de Mobilidade e Conectividade do Ministério do Turismo apresentarem as ações, políticas e estratégias técnicas voltadas ao desenvolvimento do turismo ferroviário e debaterem a respeito do tema.

O Brasil já incentiva o uso de trens como ferramenta para fomentar o turismo. Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul são alguns estados que aderiram ao turismo ferroviário.

Estiveram na pauta, entre os principais pontos tratados no encontro, a realização de agendas com associações, gestores municipais e estaduais, autarquias, operadores e academia para mobilização e identificação de possibilidades de parcerias; e a participação da ANPTrilhos na Política e Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiro, que está em desenvolvimento na Secretaria Nacional de Transporte Terrestres do Ministério da Infraestrutura.

Também foram debatidas a possibilidade de acordo de cooperação técnica (ACT) entre o MTur e a ANPTrilhos para o desenvolvimento de cartilha e treinamento para a viabilização de trens turísticos; além da articulação com stakeholders/atores nacionais e internacionais para estruturação, financiamento e compartilhamento de experiências. Como resultado da reunião, ficou acordado que o MTur formulará uma minuta de Acordo de Cooperação Técnica, a ser enviada e discutida com a ANPTrilhos.

Além da viabilidade dos trens turísticos de passageiros, no encontro ainda foram apresentados a cooperação técnica entre o MTur e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do LabTrans, para a melhoria da mobilidade e conectividade turística; além dos encaminhamentos do Grupo Técnico que tratou do Trem Turístico Belo Horizonte-Brumadinho, no âmbito do Fórum MOB-Tur.

Entre os representantes do Ministério do Turismo, estavam o Coordenador-Geral de Mobilidade e Conectividade Turística substituto, Matheus Ribeiro Linhares; a Coordenadora de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade Turística substituta, Ana Cláudia Bazzo Sá; a técnica em secretariado, Edinaide Santos da Silva; a auxiliar administrativo, Juliana Marques Eller Ferreira; a diretora executiva, Roberta Marchesi; e a gerente de Relações Governamentais, Fernanda Adjuto.

Artigos relacionados
Notícias

Número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro é ampliado em 151% 

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a…
Notícias

Encontro discute ações para primeira convenção da Hotel DO em Alagoas

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Gabriel Cedrim, e demais integrantes da diretoria participaram,…
Notícias

Chamada pública do MTur credencia agências de viagem interessadas em receber turistas chineses

Agências brasileiras de viagem que desejam receber turistas chineses no país em 2025 já podem se cadastrar junto ao Ministério…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :