BLOG DO MOZART LUNA

Programa Mais Médicos tem prazo para adesão. Equatorial realiza ação em Marechal Deodoro e Olho d’água do Casado. Piranhas distribui EPis com pessoal da reciclagem. Penedo convoca famílias para cadastramento do Programa do Leite.

Com mudanças implementadas no Médicos pelo Brasil em agosto, os Municípios passaram a ter como competência a contrapartida do pagamento de uma ajuda de custo mensal ao médico bolsista lotado na cidade, no valor de R$ 1,1 mil para participação no programa. O governo federal divulgou que abrirá prazo – de 23 a 26 de agosto – para que as gestões municipais firmem termo aditivo aceitando a nova regra. Os Municípios que não firmarem o termo aditivo serão descredenciados do Programa Médicos pelo Brasil. Já os profissionais alocados nesses Municípios serão transferidos, conforme determinação da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vê com preocupação a contrapartida obrigatória dos Municípios para adesão ao Programa e o descredenciamento dos Municípios em caso de não concordância. Outro ponto de atenção é o curto prazo para o aceite da nova regra. A situação do provimento médico aos Municípios brasileiros ainda é muito preocupante e, neste momento, muitos Municípios estão desassistidos mesmo participando do Programa, não tendo a garantia de que receberão um profissional médico. Os Municípios mais uma vez são penalizados, dessa vez, pela imposição de uma contrapartida financeira até então inexistente para a participação no Médicos pelo Brasil e sob o risco de serem descredenciados. Dessa forma, a Confederação informa que tomará as providências possíveis para a resolução dessa problemática.

Procedimento

A Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, publicou o Edital SAPS/MS 13/2022, com chamamento dos Municípios que firmaram o termo de adesão e compromisso para firmar o termo aditivo com as novas regras. Para a participação no Programa Médicos pelo Brasil, os Municípios terão de concordar com a contrapartida financeira e firmar o termo aditivo. FONTE: CNM


Marechal Deodoro

Os municípios de Olho d’Água do Casado e Marechal Deodoro recebem a partir desta semana o mutirão “Pelo Cliente Todo Dia” da Equatorial Alagoas. A iniciativa tem o objetivo de realizar a troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede até 65% de desconto na conta de energia, além de oferecer a oportunidade de negociação de débitos para clientes que estão com dificuldades de quitar suas dívidas junto à Distribuidora.

Olho d’água do Casado

Na cidade de Olho d’Água do Casado, as atividades irão acontecer entre os dias 23 e 26, das 9h às 16h, no Ginásio Poliesportivo João da Silva Cabral, localizado por trás da Prefeitura. Já em Marechal Deodoro, o evento irá acontecer no período de 22 a 26, das 9h às 16h, na Praça Barro Vermelho.

Lâmpadas

Para adquirir até cinco lâmpadas eficientes de LED é necessário comparecer ao local do mutirão e levar a última conta de energia paga, CPF, RG e entregar as lâmpadas obsoletas que estavam em uso. Na oportunidade, além dos serviços ofertados à população, a ação irá contemplar os clientes de baixa renda, com o cadastro para participar do sorteio e concorrer a troca de geladeiras antigas, que consomem muita energia, por refrigeradores novos com Selo Procel A, de forma gratuita.

Piranhas

O prefeito Thiago Freitas entregou equipamentos, desta vez EPIS para as associações de trabalhadores de recolhimento de resíduos recicláveis em Piranhas e do distrito Piau, permitindo maior segurança na atividade dos profissionais. Desta forma a Prefeitura contribuiu com aqueles que ajudam a preservar o meio ambiente da caatinga.

Piranhas

A Prefeitura deu início ao  “Mutirão da Primeira Infância”, numa parceria entre as pastas da Educação, Saúde e Assistência Social para ofertar serviços às gestantes e crianças até 6 anos de idade. A ação acontece de forma gratuita nos povoados Entre Montes, Lagoa Nova, Piau e Passagem do Meio.

Maragogi


Em Maragogi a educação na fase infantil utiliza o lúdico que é muito mais interessante que o tradicional e isto foi pensando pela Secretaria de Educação, juntou creches e escolas para mostrarem tudo o que está sendo realizado em sala de aula na educação infantil.  Professores, coordenadores e gestores tiveram a oportunidade de apresentar e compartilhar seus projetos em prol da educação dos nossos pequenos.

Penedo

As famílias atendidas com o Programa do Leite em Penedo precisam fazer recadastramento para continuar recebendo o alimento distribuído pelo governo estadual.

A continuidade da iniciativa tem apoio do Governo Ronaldo Lopes, por meio da parceria entre Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada), Emater e Secretaria de Agricultura de Alagoas.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Prefeitos se mobilizam contra decisão do ministro Dino do STF em bloquear Emendas Parlamentares. Gestores alertam para paralização de serviços da saúde. Dessalinizadores proporcionam água de qualidade para o semiárido.

Bloqueio das emendas A Confederação Nacional de Municípios (CNM), em nome de todos os entes municipais do Brasil, vem manifestar…
BLOG DO MOZART LUNA

IGPS realiza desfile natalino em Olho d'água do Casado. Wagner e Thomaz Lira farão parte da equipe de governo de Dani da Elba. Pilar inaugura o primeiro kartódromo de Alagoas.

IGPS em Olho d’água do Casado Olho d’Água do Casado respirou a magia natalina com a chegada do Papai Noel…
BLOG DO MOZART LUNA

Segunda parcela do FPM depositada nas contas das prefeituras com aumento de 15%. Prazo para emendas PIX vão até o dia 31 de dezembro.

FPM: aumento de 15% A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depositado hoje nas contas das prefeituras…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :