Prefeitura de Arapiraca investe em revitalização de abrigo para crianças em situação de risco. Escolas arapiraquenses têm segurança considerada modelo para Alagoas. Maragogi homenageia mestres e mestras da cultura local.
A Prefeitura de Arapiraca tem investido em diversas ações para promover a assistência social da população que mais precisa, e um dos projetos recentemente entregues foi a revitalização do Abrigo Maria das Neves, no bairro Cavaco, reforma que completou um mês semana passada. O local abriga crianças em situação de vulnerabilidade e passou por diversas reformas e melhoras em sua estrutura, com o propósito de oferecer mais conforto para os pequenos moradores. O espaço é mantido pela gestão municipal através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Equipes da prefeitura trabalharam intensamente para realizar as reformas necessárias no abrigo e concluíram, em março de 2023, intervenções em todos os espaços, desde a pintura das paredes até a troca de equipamentos. Toda a estrutura foi pensada, também, para oferecer mais segurança a todos que estão no abrigo. O Abrigo conta com uma equipe multiprofissional e que engloba todas as áreas necessárias para oferecer um lar amoroso, acolhedor e com condições sociais dignas para as crianças, desde o preparo dos alimentos ao acompanhamento psicológico. Fazem parte da equipe coordenador, assistente social, psicóloga, cuidadores, auxiliar de cuidador, serviços gerais e auxiliar de cozinha. Além disso, o abrigo é formado pelo parquinho, dormitórios masculino e feminino com banheiros, quintal, dispensa, copa, espaço de recreação, gramado para lazer, escritório para a equipe. A iniciativa tem sido muito elogiada pela população e reforça o compromisso da administração municipal em promover o bem-estar de todos os arapiraquenses.
Arapiraca/educação
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou junto aos alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental Maria das Dores, no Centro, mais uma ação do projeto “Escola Promotora de Saúde”. Foram muitas as orientações das equipes técnicas do departamento de Promoção da Saúde, oportunizando, também, aos estudantes brindes e dicas de Saúde Bucal para uma melhor escovação dos dentinhos.
Arapiraca/FNL
A Prefeitura de Arapiraca finalizou, o cadastro de 80 famílias vinculadas à Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL), que ocuparam determinada área institucional localizada no bairro Zélia Barbosa Rocha. A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Manoel Teles, entre os dias 10 e 14 de abril.
Arapiraca/cadastro
O cadastro tem o objetivo de identificar o perfil familiar e social e prestar a assistência necessária. Ao todo, 80 famílias foram cadastradas para que a gestão municipal possa oferecer o apoio necessário e humanizado, de acordo com as necessidades de cada uma. “Nosso objetivo foi conhecer o perfil familiar de cada usuário. Foram 16 famílias por dia que pudemos conhecer e ofertar nossos serviços”, destacou a coordenadora do Cras, Aline Alves.
Arapiraca/segurança
O secretário de ordem pública de Arapiraca, Coronel Ênio Bolivar, participou, de uma Audiência Pública com o tema “Segurança na Rede de Educação do Município de Maceió”, na sede do Legislativo Municipal de Maceió. Na oportunidade, o gestor da pasta aprofundou o tema e destacou a adoção do protocolo de segurança em Arapiraca.
Integração
Durante sua participação, o secretário ressaltou a importância da integração entre as autoridades de segurança, gestores da rede de educação e a comunidade em geral, para criar um ambiente seguro e saudável para os estudantes, professores e demais profissionais envolvidos na educação.
Tecnologia
Além disso, ele abordou questões como a necessidade de investimento em tecnologia para monitoramento e prevenção de crimes, a importância da capacitação de professores e alunos para lidar com situações de risco, bem como a criação de programas de prevenção à violência e ao bullying nas escolas.
Maragogi
Os mestres e mestras da Cultura de Maragogi foram homenageados no Projeto Samburá, realizado pelo Instituto Yande. Eles lançaram a segunda fase de um documentário, que tem o intuito de conscientizar e promover a preservação da memória sociocultural dos municípios que compõem a APA Costa dos Corais.
Maragogi/ Mestra
Na ocasião, receberam homenagens a Mestra Dudé, última detentora em Alagoas do conhecimento prático do Auto de Natal, conhecido como Lapinha, o Samba de Matuto (In memorian), Valdomiro (In memorian), as Mulheres de Fibra, com seus artesanatos e Zezé (Samba de Matuto) .
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok