GASTRONOMIA

Gastronomia paraense é destaque em feira turística em Madrid

Surpreendente! Este é o resultado de quando se mistura a culinária do Pará com a espanhola, através das mãos do Chefe paraense Arturo Baez. Pelo menos, esta foi a sensação deixada por ele durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madrid, na Espanha. O “Cooking Show” fez parte da programação paraense no evento.

Arturo Baez é natural da Região Turística do Carajás, no Pará e, na Fitur, ele apresentou ao público europeu uma “Paella Amazônica”, um prato que, de acordo com o chefe, “nasceu instintivamente”. “Quando soube que o destino era Madrid, eu pensei imediatamente na Paella, que é um prato emblemático no país. Imaginei uma releitura com insumos amazônicos como forma de homenagear nossa estadia na Europa, mas incrementando com sabores muito paraenses como o tucupi, chicória, camarão regional e castanha do Pará”, detalha. 

No país, a ação faz parte de uma iniciativa da Embratur para promover internacionalmente o Brasil como destino turístico. Uma oportunidade para o Estado do Pará promover suas experiências turísticas no mercado europeu. 

Por ser um dos principais produtos turísticos do Pará, a gastronomia foi escolhida para o evento. “O mundo precisa conhecer e se encantar pela gastronomia do Pará, esse que é um dos elementos mais representativos da nossa cultura. Não à toa Belém é referendado pela Unesco como uma das Cidades Criativas da Gastronomia Mundial”, destacou Eduardo Costa, Secretário de Estado de Turismo.

A consolidação das estratégias de marketing do Pará na Europa ocorre devido o perfil de consumo do europeu, que é predominantemente voltado aos segmentos de Cultura, Gastronomia, Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura. 

Para o chefe Arturo, esse tipo de ação é fundamental pra fomentar o turismo no Estado. “Como um profissional da gastronomia, vejo que a culinária é um elemento fundamental para a promoção de um destino, pois ela fala por nós. E nesses eventos temos oportunidade de levar para o mundo a cozinha de primeira que produzimos no nosso Estado”, pontua.

O público presente fez fila pra degustar a novidade. “Esse momento aqui foi emocionante, quase indescritível. Poder mostrar a gastronomia amazônica no meu país já me deixa muito honrado. Poder mostrar nossa cultura em solo europeu foi uma das maiores experiências profissionais que eu tive a honra de ter”, avaliou.

Fitur

A Feira internacional de Turismo, FITUR, ocorre até o domingo, 28, em Madrid. Um ponto de encontro global para os profissionais do turismo que ao longo de cinco dias, poderão conhecer as últimas tendências do setor.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

SP investe na valorização da gastronomia paulista para fomentar turismo regional

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), avança no desenvolvimento de…
GASTRONOMIA

Capital recebe Festival Gastronômico Sabor de SP

A capital paulista receberá nos dias 14 e 15 de dezembro, no Parque da Água Branca, zona Oeste, o Festival…
GASTRONOMIA

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal se tornam o 7° Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Brasil

Mais um reconhecimento internacional vai ampliar o potencial da gastronomia brasileira de atrair e encantar turistas de todo o mundo….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :