Destaques

Câmara aprova acordo sobre instalação de escritório da ONU Turismo no Brasil

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo sobre o acordo entre o Brasil e a ONU Turismo para a instalação no Rio de Janeiro (RJ) do primeiro escritório da entidade nas Américas e no Caribe. O texto a respeito da abertura da unidade, que favorecerá o desenvolvimento do setor na região, segue agora à análise do Senado Federal.

O espaço atua no planejamento, discussão e execução de ações de qualificação, promoção, atração de investimentos, pesquisas e eventos, proporcionando um impulso extra ao segmento na região. Além da sede da ONU Turismo em Madri, na Espanha, a entidade possui apenas um outro escritório regional em funcionamento, localizado na cidade de Riad, na Arábia Saudita.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou a aprovação da matéria e apontou benefícios da presença da representação. “A atuação da ONU Turismo no Brasil é um marco do turismo regional, ajudando a posicionar o país e seus parceiros entre os líderes globais do setor. Fica aqui o meu agradecimento aos deputados federais pela compreensão quanto à importância desse acordo”, comentou Sabino, que esteve à frente das negociações para a instalação do escritório.

O deputado Marangoni (SP), relator da matéria no plenário da Câmara, previu avanços a partir do trabalho da ONU Turismo no Brasil e enalteceu o trabalho do ministro Celso Sabino. “Fazer um agradecimento especial aqui ao nosso ministro do Turismo, Celso Sabino, que tem feito um trabalho extraordinário, inovador, que está revolucionando o turismo brasileiro”, aplaudiu.

A atuação do escritório da entidade no país envolve pontos como garantir a continuidade de atividades da ONU Turismo em âmbito regional; desenvolver ações relacionadas à promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível; trabalhar a integração do turismo na agenda global, melhorar a competitividade do setor e construir parcerias, entre outras.

Histórico

O acordo para a instalação da representação internacional no Brasil foi assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, no mês de outubro de 2023, durante a realização da 25ª Assembleia Geral da entidade, que aconteceu na cidade de Samarcanda, no Uzbequistão.

Artigos relacionados
Destaques

Brasil registra aumento na compra de bilhetes aéreos por turistas internacionais para Réveillon, Carnaval e Verão 2026

Ano de recordes para o turismo internacional no Brasil, 2025 chega ao fim com mais de 9 milhões de visitantes…
Destaques

MPor anuncia campanha nos aeroportos contra o feminicídio no Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos iniciou, ontem, 22, a campanha “Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não”, nos aeroportos do…
Destaques

Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destacou a realização do primeiro voo da aeronave elétrica de decolagem e pouso…