Cidades Habitat
Dia Mundial do Habitat. Instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), foi lembrado na última segunda-feira, a data tem como objetivo refletir sobre o estado das cidades, o direito à moradia adequada e mobilizar a próxima geração.
Para este ano, o tema da celebração será “Engajando a juventude para criar um futuro urbano mais inclusivo”.
Jovens nas cidades
Com tal escolha, a intenção é convidar os jovens a liderar transformações nas cidades e participar ativamente no desenvolvimento urbano sustentável. Jovens das gerações millennial e Z têm sido forças motrizes do desenvolvimento urbano sustentável, e seu papel de liderança é essencial para enfrentar os desafios atuais.
Aumento de eleitores jovens
Houve um aumento de 78% no alistamento eleitoral da juventude em comparação a 2020. Mais de 1,8 milhão de pessoas entre 16 e 17 anos estão aptas a votar facultativamente. Já na faixa etária de 18 a 24 anos são 18,3 milhões de votantes, o que reforça a participação do público jovem no futuro das cidades. As múltiplas crises desafiam comunidades, países e a juventude em setores como moradia, conflitos e clima.
Sobreviver
Estimativas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) apontam que um bilhão de pessoas estão lutando para sobreviver em favelas e mais de 300 milhões enfrentam a realidade insuportável da falta de moradia. Esses não são apenas números, são famílias jovens, amigos/as e pares em busca de segurança, dignidade e esperança.
Cenário no Brasil
No Brasil, de acordo com a divulgação da prévia do censo demográfico de 2022, são mais de 10 mil favelas e comunidades urbanas em que vivem 16,6 milhões de pessoas (8% da população brasileira). Esses dados são da prévia do Censo de 2022. A maior favela do Brasil é a Sol Nascente, que fica no Distrito Federal.
Outubro Urbano
O Outubro Urbano é uma oportunidade para todos fazerem parte da conversa sobre os desafios e oportunidades criados pela rápida taxa de mudança em nossas cidades e vilas. Todo mês de outubro, todos os interessados em urbanização sustentável, de governos nacionais e locais a universidades, ONGs e comunidades, são encorajados a realizar ou participar de atividades, eventos e discussões.
O Dia Mundial do Habitat começou na segunda-feira do mês e termina com o Dia Mundial das Cidades em 31 de outubro, em Alexandria no Egito. As atividades acontecem nesses dias específicos ou em qualquer momento durante o mês.
Prêmio
O prêmio UN-Habitat Scroll of Honour é um dos destaques da observância global do Dia Mundial do Habitat. O prêmio, uma placa gravada com o nome do vencedor, é entregue aos vencedores selecionados durante a observância global. Ao envolver todas as partes interessadas, as cidades podem aproveitar mudanças transformadoras e garantir uma vida melhor para todos em um mundo em urbanização.
Alexandria
O Dia Mundial das Cidades encerra o Outubro Urbano em 31 de outubro de cada ano e foi celebrado pela primeira vez em 2014. Assim como o Dia Mundial do Habitat, uma celebração global é realizada em uma cidade diferente a cada ano e o dia se concentra em um tema específico.