BLOG DO MOZART LUNA

ONU lembra Dia Mundial do Habitat como objetivo refletir sobre o estado das cidades, o direito à moradia adequada e mobilizar a próxima geração

Cidades Habitat

Dia Mundial do Habitat. Instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), foi lembrado na última segunda-feira, a data tem como objetivo refletir sobre o estado das cidades, o direito à moradia adequada e mobilizar a próxima geração.

Para este ano, o tema da celebração será “Engajando a juventude para criar um futuro urbano mais inclusivo”.

Jovens nas cidades

Com tal escolha, a intenção é convidar os jovens a liderar transformações nas cidades e participar ativamente no desenvolvimento urbano sustentável. Jovens das gerações millennial e Z têm sido forças motrizes do desenvolvimento urbano sustentável, e seu papel de liderança é essencial para enfrentar os desafios atuais.

Aumento de eleitores jovens

Houve um aumento de 78% no alistamento eleitoral da juventude em comparação a 2020. Mais de 1,8 milhão de pessoas entre 16 e 17 anos estão aptas a votar facultativamente. Já na faixa etária de 18 a 24 anos são 18,3 milhões de votantes, o que reforça a participação do público jovem no futuro das cidades. As múltiplas crises desafiam comunidades, países e a juventude em setores como moradia, conflitos e clima. 

Sobreviver

Estimativas do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) apontam que um bilhão de pessoas estão lutando para sobreviver em favelas e mais de 300 milhões enfrentam a realidade insuportável da falta de moradia. Esses não são apenas números, são famílias jovens, amigos/as e pares em busca de segurança, dignidade e esperança.

Cenário no Brasil

No Brasil, de acordo com a divulgação da prévia do censo demográfico de 2022, são mais de 10 mil favelas e comunidades urbanas em que vivem 16,6 milhões de pessoas (8% da população brasileira). Esses dados são da prévia do Censo de 2022. A maior favela do Brasil é a Sol Nascente, que fica no Distrito Federal. 

Outubro Urbano

O Outubro Urbano é uma oportunidade para todos fazerem parte da conversa sobre os desafios e oportunidades criados pela rápida taxa de mudança em nossas cidades e vilas. Todo mês de outubro, todos os interessados ​​em urbanização sustentável, de governos nacionais e locais a universidades, ONGs e comunidades, são encorajados a realizar ou participar de atividades, eventos e discussões.

O Dia Mundial do Habitat começou na segunda-feira do mês e termina com o Dia Mundial das Cidades em 31 de outubro, em Alexandria no Egito.  As atividades acontecem nesses dias específicos ou em qualquer momento durante o mês.

Prêmio

O prêmio UN-Habitat Scroll of Honour é um dos destaques da observância global do Dia Mundial do Habitat. O prêmio, uma placa gravada com o nome do vencedor, é entregue aos vencedores selecionados durante a observância global. Ao envolver todas as partes interessadas, as cidades podem aproveitar mudanças transformadoras e garantir uma vida melhor para todos em um mundo em urbanização.

Alexandria

O Dia Mundial das Cidades encerra o Outubro Urbano em 31 de outubro de cada ano e foi celebrado pela primeira vez em 2014. Assim como o Dia Mundial do Habitat, uma celebração global é realizada em uma cidade diferente a cada ano e o dia se concentra em um tema específico.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Turismo impulsiona economia de Alagoas e é foi o setor que mais contribuiu para crescimento do PIB. Governador Paulo Dantas e secretária Bárbara Braga comemoram excelentes resultados em 2024.

PIB cresce em Alagoas Segundo informações do Governo de Alagoas, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou crescimento de 3,2% e atingiu…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM tem redução de 10%, efeito Black Friday. Rute Nezinho vai disputar eleição para deputada federal e desafiar Luciano Barbosa. Marcos Madeira vai também disputar eleição para deputado em 2026. "Imperador da Pindorama" está de olho na prefeitura de Coruripe. Deo tem a proteção dos senadores Renans. Plano diretor travado em Passo do Camaragibe.

FPM: queda de 10% As prefeituras brasileiras receberam R$ 1.435.776.519,41, de novembro. O valor é 10% menor que a mesma…
BLOG DO MOZART LUNA

CNM alerta para golpes nas prefeituras. Prefeitura de Maragogi faz ordenamento de ambulantes. Prefeito eleito de Maragogi continua sua agenda política. Pão de Açúcar ganha novos postos de saúde. Programação do Circuito Penedo do Cinema com

Prefeituras são vítimas de golpes A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça novamente aos gestores municipais a necessidade de estar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :